Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 10 de Fevereiro de 2025

Política

Acelino recebe apoio da FAF que representa 400 famílias da agricultura familiar

As duas entidades representam praticamente 400 famílias de assentados no Jibóia (70 famílias) no Alambari CUT (214) e no Assentamento Ademir Tortelli (114 famílias)

Assessoria

29 de Janeiro de 2013 - 16:40

O candidato do PMDB a Prefeitura de Sidrolândia, Acelino Cristaldo, recebeu apoio nesta terça-feira de lideranças da FAF (Federação da Agricultura Familiar) e do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF).

As duas entidades representam praticamente 400 famílias de assentados no Jibóia (70 famílias) no Alambari CUT (214) e no Assentamento Ademir Tortelli (114 famílias). “O Acelino é a garantia da continuidade das parcerias e das políticas públicas em favor da agricultura familiar que o ex-prefeito Daltro Fiuza desenvolvia”, destaca o presidente da FAF, Hélio Cardoso da Silva.

A mesma opinião é compartilhada pelo presidente do SINTRAF, Renato Dutra. “Vamos trabalhar pela vitória do Acelino”, assegura. Segundo o presidente da FAF, projetos como os do transporte da produção dos assentados, distribuição de calcário, parceria para a manutenção das patrulhas mecanizadas (a prefeitura pagava o tratorista), devem ser mantidos e ampliados.

Hélio acredita que Acelino vai fortalecer a atuação da Secretaria de Desenvolvimento Rural, criando um corpo técnico para reforçar o trabalho de assistência técnica e extensão rural da Agraer, estimular projetos como balde cheio, que tem garantir maior rentabilidade para a pecuária leiteira com incremento da produtividade.

O candidato do PMDB agradeceu a confiança dos assentados que na eleição de outubro lhe asseguraram a vitória na zona rural. “Uma das prioridades da nossa administração será justamente oferecer suporte para o assentado ampliar a produção, garantir renda, com isto, melhorar qualidade de vida para sua família”.

Conforme Acelino, de forma democrática, sempre ouvindo as lideranças “vamos trabalhar na elaboração de um plano, definir ações que dê ao pequeno agricultor condições de produzir”.  Um dos seus projetos é construir e implantar um centro de comercialização da produção da agricultura familiar.

“O ex-prefeito Daltro Fiuza viabilizou uma área na saída para Campo Grande. Já estão à disposição da Prefeitura R$ 450 mil liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. A partir da nossa posse, vamos buscar mais R$ 500 mil, que somados a contrapartida da Prefeitura, garantirão a construção deste centro”. “Nesta espécie de Ceasa, além da venda por atacado, o assentado terá um espaço para separar, classificar  e até embalar sua produção”, informa o candidato do PMDB.

Outro compromisso de Acelino é construir novas escolas e unidades básicas de saúde nos assentamentos, além de reequipar o parque rodoviário da prefeitura, para garantir a manutenção das estradas vicinais e escoamento. “Sidrolândia tem todas as condições para se tornar um polo da produção, leiteira e de hortigranjeiros. Estamos próximos do maior centro consumidor do Estado, que é Campo Grande”, acrescenta.