Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 14 de Dezembro de 2024

Política

Assembleia Legislativa cria colégio de líderes que definirá agenda de votação dos projetos

Os deputados poderão participar das deliberações do plenário por vídeo na ordem do dia.

Redação/Região News

02 de Março de 2023 - 13:39

Assembleia Legislativa cria colégio de líderes que definirá agenda de votação dos projetos
Presidente da Assembleia, Gerson Claro (PP) e demais membros da Mesa Diretora. Foto: Assessoria de Imprensa.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul passa a ter um colégio de líderes partidários e de bloco partidários cuja principal atribuição será a de definir a agenda de votação dos projetos, além de deliberar sobre questões de caráter administrativo da Casa.

A inovação foi apresentada e discutida nesta quinta-feira (2) pelo presidente da Assembleia, Gerson Claro (PP) e demais membros da Mesa Diretora. Eles se reuniram com o líder de bancada do PT, Amarildo Cruz, líder do Governo, Londres Machado (PP), o deputado Márcio Fernandes (MDB), do Grupo Parlamentar G-10 e Jamilson Name (PSDB), do G-8, que serão os primeiros membros do órgão do novo colegiado.

A nova instância de deliberação, segundo o presidente da Assembleia, Gerson Claro, reforça o compromisso da atual administração de tomar as decisões de forma colegiada sempre em busca da construção do consenso e da maior transparência.

Uma das primeiras definições foi referente às sessões híbridas. Os deputados poderão participar das deliberações do plenário por vídeo na ordem do dia, quando a proposta em pauta for para votação.

Desta primeira reunião do Colégio de Líderes saíram algumas deliberações para o 1º secretário deputado Paulo Corrêa (PSDB), providenciar a implantação. Entre as sugestões acolhidas, estão a implantação de um refeitório para os funcionários; a reestruturação do plenário para melhor acolher a população que vier assistir às sessões, participar das audiências públicas ou outras atividades realizadas no Legislativo Estadual; revisão da estrutura das instalações hidráulicas do prédio da Assembleia e a implantação da energia solar.

O presidente da Assembleia do Legislativa explica que o colégio de líderes é uma instância o de deliberação que já existe na Câmara Federal, integrada pelos líderes da maioria, da minoria, dos partidos, blocos parlamentares e do Governo. De acordo com Gerson Claro, tem dentre outras atribuições, o colegiado opina em questões de competência do presidente e da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados.