Política
Deputado Junior Mochi apresenta PEC para criar Biblioteca Estadual Digital
Para o deputado estadual Junior Mochi foi motivo de satisfação atender a solicitação do Parlamento Jovem, que aprovou por unanimidade a proposta da estudante
Assessoria
06 de Março de 2013 - 16:09
Na sessão desta terça-feira (05), atendendo reivindicação da deputada estudante Isabela Nantes, o deputado estadual Junior mochi (PMDB) apresentou um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) propondo a criação da Biblioteca Estadual Digital de Mato Grosso do Sul.
Com a proposta, fica acrescido o artigo 47-A à Constituição Estadual, criando a biblioteca que terá a função de dispor à população o acervo do Arquivo Público Estadual, a literatura e toda forma de expressão cultural do estado, reunir o patrimônio histórico e cultural, receber exposições e ser fonte de pesquisa para estudantes com a disponibilização das obras recomendadas pelo Conselho Estadual de Educação. Em seu parágrafo único, a PEC determina que a Biblioteca Estadual Digital deverá ficar disponível para acesso nas escolas suprindo assim a eventual ausência da biblioteca física.
Esta proposta surgiu a partir da percepção da deputada estudante, Isabela Nantes, que procurou o gabinete do deputado Junior Mochi para externar sua preocupação com o hábito de leitura entre os jovens. Com apenas 16 anos a jovem que agora está cursando o curso de direito contou que até o ano passado estudava numa escola pública no bairro Aero Rancho e lá o acervo da biblioteca era pequeno, o que dificultava aos alunos o acesso às literaturas recomendadas. Com isso ela teve a ideia de criar um mecanismo para que a literatura alcançasse todos os estudantes. Sei que não é uma solução única, mas um mecanismo, falou.
Para o deputado estadual Junior Mochi foi motivo de satisfação atender a solicitação do Parlamento Jovem, que aprovou por unanimidade a proposta da estudante. O parlamentar aproveitou ainda para destacar a importância do Parlamento Jovem na vida dos adolescentes. Tenho a grata satisfação de ter sido escolhido para intermediar a proposta. Achei fantástica a iniciativa da Isabela e a forma que ela vem se destacando no Parlamento Jovem. Esta é sem dúvida uma grande oportunidade e aqueles que conseguem entender a dinâmica do trabalho legislativo acaba se destacando, falou.




