Política
Durante posse da UCV/MS governador reafirma construção do Hotel de Trânsito para os vereadores
Durante posse da UCV/MS governador reafirma construção do Hotel de Trânsito para os vereadores
Assessoria
01 de Maio de 2013 - 22:50
A nova diretoria da UCV/MS (União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul) tomou posse na ultima segunda-feira, 29, durante cerimônia realizada na Assembleia Legislativa, em Campo Grande, e contou com a participação de mais de 300 vereadores e autoridades políticas de todo o Estado.
A presidência da entidade ficará a cargo do Vereador de Jateí, Jeovani Vieira dos Santos (PSD), que cumprirá mandato de dois anos a ser encerrado em 2014. Com auditório cheio o vereador listou as ações que já estão sendo tomadas pela nova diretoria e o que ainda está por vir.
Segundo o presidente empossado o fortalecimento da classe depende ainda da participação e do esforço de todos. Jeovani aproveitou o momento para anunciar a construção do plenário na sede da entidade na Capital com capacidade para 200 pessoas. Não vamos parar por aí, nossa diretoria tem uma grande missão a cumprir, revela o presidente.
Entre as principais propostas da nova gestão está capacitar e valorizar os vereadores do Estado. O presidente da UVB (União dos Vereadores do Brasil), Gilson Conzatti, que é vereador pelo PMDB em Iraí (RS), destacou que o Estado de MS tem 3 senadores, 8 deputados, 79 prefeitos e 833 vereadores, o que representa uma grande força política regional.
Conzatti ainda lembrou que no Brasil há 56.818 vereadores, todos representados pela UVB. A entidade é importante porque faz o intercâmbio entre população e Executivo, além de mostrar o poder que é muito maior do que votar um projeto, explicou Gilson. O proponente da cerimônia, deputado estadual Cabo Almi (PT), lembrou que já foi vereador na Capital por 14 anos.
Na UCVMS ele foi tesoureiro por quatro anos e sentiu de perto as dificuldades da função. Vejo a importância da União, principalmente para os vereadores do interior. Eles terão um local onde possam ser atendidos e a entidade funciona como uma capacitação que ajuda o legislativo a desempenhar melhor os trabalhos, disse.
Na sua fala André Puccinelli, destacou a importância do vereador como agente de desenvolvimento para o Estado. Burro é o prefeito que não se relaciona com o vereador, disse o governador referindo-se a harmonia que deve haver entre os poderes. Puccinelli ainda ratificou a promessa de construir o hotel de trânsito para os vereadores durante seu mandato.
A eleição
Com a chapa A Força que vem da União, Jeovani venceu uma eleição disputada durante o 9º Seminário de Vereadores promovido pela Assembleia Legislativa no dia 22 de março e obteve 362 votos dos 561 votantes.
Entre as principais propostas da nova direção da entidade, está a construção do auditório com capacidade para 200 pessoas, seminários regionalizados, a criação de uma estrutura de apoio aos vereadores do interior, assessoria jurídica, filiação de 100% das Câmaras, a criação do banco de projetos e do conselho da mulher vereadora entre outras ações, além do tão sonhado Hotel de Trânsito.
Aos 48 anos, no seu oitavo mandato, o vereador de Jateí, compôs sua chapa com a participação de 63 vereadores representados por 50 câmaras municipais em todo Estado. Segundo Jeovani Vieira algumas questões pendentes estão sendo tratadas com urgência na atual administração da entidade, entre elas, a regularização da sede, a reforma do estatuto e a busca de um plano de saúde familiar para os parlamentares municipais.
Também tomou posse na diretoria como 1° Vice-Presidente, o vereador Marcelino Nunes (PSB) de Ponta Porã; como 2° Vice-Presidente, Edir Alves Mesquita (PSD) de Nova Alvorada; como secretário Geral o vereador Renato Miranda Marques (PMDB) de Jardim; como 1° Secretário, o vereador Antônio Ângelo da Silva (PSC) de Ribas do Rio Pardo; 2° Secretário, Juvenilo Candido da Silva (PDT) de Três Lagoas; como tesoureiro: o vereador de São Gabriel do Oeste, Marcos Antônio Paz da Silveira (PT); como 1° Tesoureiro: Adriano Aparecido Alves Caçula (PSC) de Paranaíba e como 2° tesoureiro, o vereador Vanderlei Chagas (PSD) de Naviraí.
Histórico
Fundada em 04 de abril de 1997 a UCV/MS (União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul), com sede própria na Avenida Hiroshima, 1561, em Campo Grande, MS representa a classe do legislativo municipal dos 79 municípios do Estado. Atualmente 73 Câmaras de Vereadores do MS estão filiadas à entidade que tem como papel principal auxiliar os legisladores municipais no decorrer do seu mandato orientando e oferecendo capacitação.




