Política
Enelvo vai deixar Prefeitura para ajudar Reinaldo a viabilizar candidatura
Ele diz que Sidrolândia terá uma participação forte na direção estadual dos tucanos, até porque hoje é o município que em termos proporcionais, tem o maior número de filiados.
Flávio Paes/Região News
26 de Abril de 2013 - 14:08
O ex-prefeito Enelvo Felini, que desde janeiro tem atuado com pleno poderes na gestão administrativa da Prefeitura de Sidrolândia, vai renunciar a estes superpoderes para atuar na Executiva Estadual do PSDB, percorrendo o Estado em companhia do deputado federal Reinaldo Azambuja que pretende iniciar uma ofensiva para viabilizar sua candidatura ao Governo nas eleições de 2014.
Enelvo continuará desempenhando suas atuais funções por um período que pode se estender por mais 60 dias, quando deixará a prefeitura para trabalhar como dirigente partidário. Estou ajudando o amigo Ari Basso que pediu minha colaboração neste início de sua gestão, afirma Enelvo.
A desenvoltura de Enelvo no comando da máquina administrativa, reservando ao prefeito um papel de coadjuvante, mero homologador das suas decisões, já vem incomodando até lideranças tucanas do empresariado e na própria base política que estiveram no palanque do prefeito.
Eu fiz campanha e votei no Ari Basso, para ele governar, não o Enelvo, reclama um empresário que tem sentido este mesmo sentimento de outros interlocutores das conversas travadas em rodas de chimarrão da qual participa. O vereador Edivaldo dos Santos deixou claro que é líder do prefeito Ari Basso na Câmara, não do Enelvo.
O ex-prefeito prefere não reagir, pelo menos publicamente, a essas críticas e reafirma que tem atuado a pedido do Ari. De qualquer forma Enelvo parece focado em iniciar a partir de agosto o trabalhar no fortalecimento do PSDB em nível estadual, tanto que não quis ser mantido no comando da executiva municipal do partido, entregue ao empresário Moacir Hernandes.
Enelvo afirma que Sidrolândia terá uma participação forte na direção estadual dos tucanos, até porque hoje é o município que em termos proporcionais, tem o maior número de filiados. Neste sábado o ex-prefeito deve ser eleito para compor a nova Executiva Estadual, que tem como presidente o deputado estadual Márcio Monteiro. Estamos à disposição do partido. Não haverá nenhum problema se não tiver cargo na Executiva, numa composição para abrigar novos filiados, comenta.
A convenção
O PSDB-MS está finalizando os preparativos para a convenção estadual do partido, que acontece neste sábado, a partir das 13h50. Além da eleição dos integrantes da executiva regional e da filiação de lideranças e novos militantes, serão eleitos os secretariados do JPSDB (Juventude do PSDB), do PSDB Mulher e do Tucanafro (movimento da militância negra do partido). Também será lançado oficialmente o projeto Pensando Mato Grosso do Sul, no qual Enelvo será um dos principais articuladores. .
Sob a coordenação do deputado federal Reinaldo Azambuja, atual presidente do PSDB-MS, o Pensando Mato Grosso do Sul vai percorrer o Estado para discutir com a população problemas e soluções para o desenvolvimento regional.
Quem pensa, faz bem feito. Faz melhor. E ao ouvir as pessoas, a gente pode escolher as prioridades corretas e errar menos. Assim, vamos planejar o futuro e executar ações sempre respeitando a vontade e as necessidades das pessoas. É um novo jeito de fazer política, política com respeito e participação, diz Reinaldo.
Crescimento
Reinaldo Azambuja deixará a presidência do PSDB, após quase seis anos à frente da executiva estadual do partido. O candidato apoiado pelo parlamentar para assumir o comando da sigla é o deputado estadual Marcio Monteiro, atual vice-presidente regional.
No período em que presidiu o PSDB-MS, Reinaldo orientou os rumos do partido em três pleitos eleitorais 2008, 2010, 2012, além das eleições suplementares de 2013.
O PSDB praticamente dobrou o número de votos conquistados nas eleições municipais e se tornou uma das três maiores forças políticas do Estado. Entre as eleições de 2008 e 2012, registrou crescimento de quase 93% no número de votos para prefeito, considerando também os votos obtidos nas eleições suplementares deste ano.
Rumos do PSDB
A programação do encontro tucano contará com palestras de prefeitos e dos atuais presidente e vice do partido, além das de autoridades convidadas. Marcio Monteiro deve abordar os desafios do PSDB frente ao cenário político em Mato Grosso do Sul, às 15h30.
Antes, prefeitos tucanos vão falar sobre os desafios nas gestões municipais, às 14h15. Às 16h, Reinaldo explicará as diretrizes do Projeto Pensando Mato Grosso do Sul, cujo resultado deve guiar as ações da sigla nos próximos anos. Os novos integrantes do diretório e da executiva estadual devem ser apresentados às 17h.
O evento, que será realizado na Assembleia Legislativa, em Campo Grande, contará com a presença de militantes de todo o Estado, vereadores, representantes dos diretórios municipais, prefeitos e vice-prefeitos do partido, do presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Douglas Figueiredo, além dos quatro deputados estaduais Marcio Monteiro, Professor Rinaldo, Onevan de Matos e Dione Hashioka, do senador Ruben Figueiró e do presidente regional da sigla, Reinaldo Azambuja.
Confira a programação do evento:
13h50 Atração Cultural
14h Abertura
14h15 Palavra dos prefeitos eleitos pelo PSDB: Os desafios iniciais na Gestão Municipal
15h Palavra livre aos filiados
15h30 Os desafios do PSDB frente ao cenário político em MS deputado estadual Marcio Monteiro
16h Lançamento do Projeto Pensando Mato Grosso do Sul Uma nova política para o Estado Deputado federal Reinaldo Azambuja
16h15 Ato de filiação
16h30 Coffee Break
17h Apresentação dos integrantes do diretório e Executiva Estadual PSDB formalidades convencionais estatutárias
17h15 Pronunciamento das autoridades
19h - Encerramento




