Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 5 de Outubro de 2024

Política

Estão aberta votação que vai escolher prefeito e vereadores em Sidrolândia

O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, maiores de 70 anos e para aqueles que estão com idade entre 16 e 18 anos.

Franciane Trindade/Região News

07 de Outubro de 2012 - 08:10

Teve início às 8h a votação para escolha de 79 prefeitos e 833 vereadores em Mato Grosso do Sul nas eleições 2012. Os eleitores têm até às 17 horas para votar. Candidatos a prefeito, vice e a vereador terão de votar até ás 09h30min e depois disso, deverão ir para casa onde permanecerão até o final da votação.

São 1,77 milhão de sul-mato-grossenses que vão às urnas neste domingo. Em Sidrolândia 26.910 eleitores estão aptos a votar. A eleição municipal deste ano no município conta com 4 candidatos a prefeito e 151 candidatos a vereador.

O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, maiores de 70 anos e para aqueles que estão com idade entre 16 e 18 anos.

No dia da eleição é permitida a manifestação individual e silenciosa de apoio ao partido ou candidato de sua preferência. Não é permitido utilizar vestuário padronizado, bandeiras, broches nem adesivos que caracterizem manifestação coletiva.

Dentro da cabine de votação, é proibido portar telefone celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto.

O eleitor que não comparecer a seção de votação terá justificar por meio do formulário RJE (Requerimento de Justificativa Eleitoral), que pode ser entregue e preenchido em qualquer seção eleitoral ou até 60 dias após cada turno de votação pessoalmente nos cartórios eleitorais em qualquer agência dos Correios.

O eleitor pode votar com qualquer documento de identificação com foto, como RG, carteira de identidade funcional, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Carteira de Trabalho e Passaporte. A Justiça Eleitoral recomenda que o cidadão leve o título de eleitor para ajudar a identificar a seção onde vota.

Na urna, o primeiro nome a aparece é do candidato a vereador, com cinco dígitos, seguido pelo o de prefeito e vice-prefeito, com dois números. É preciso digitar o número em seguida o botão verde para confirmar, laranja para corrigir. Caso o eleitor decida votar em branco, basta selecionar o botão correspondente. Há a opção ainda do voto nulo, desde que tenha digitado os números que não pertençam a nenhum candidato.

O eleitor que não comparecer e nem justificar o voto em qualquer zona eleitoral será multado, como previsto em lei. O valor da multa será decidido pelo juiz eleitoral, que levará em conta a situação econômica de cada pessoa.

Além de não votar e colaborar com o futuro da cidade, o eleitor que não comparecer neste domingo, não poderá se inscrever em concursos públicos ou para qualquer cargo de vise a carreira pública, nem empossar-se, caso seja aprovado; não poderá receber salário ou remunerações de alguma função de cargo público; ficará impedido de participar de concorrência pública ou administrativa na União, estado ou municípios; obter empréstimos; Retirar passaporte ou carteira de identidade; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial e praticar qualquer ato relacionado ao serviço militar.