Política
Geraldo assume Planejamento com missão de ampliar projetos de mobilidade urbana
O Departamento que Geraldinho assumirá está sem titular efetivo desde julho do ano passado.
Flávio Paes/Região News
16 de Fevereiro de 2015 - 10:26
O decreto de nomeação do novo direto do Departamento de Planejamento da Prefeitura de Sidrolândia foi publicado na edição desta segunda-feira (16/02) do Diário Oficial. Ele é Geraldo Alves dos Santos, o "Geraldinho" como é conhecido. Embora só tenha 31 anos, é um "veterano" de 10 anos de militância do PSDB, ocupando atualmente a secretária-geral do diretório municipal.
Acadêmico de direito, mas formado em tecnologia da computação (rede de computadores), com pós-graduação em implantação de redes, seu desafio será coordenar a elaboração de projetos de infraestrutura, buscar apoio político junto a deputados federais e senadores, que possam apadrinhá-los junto aos ministérios em Brasília e a Caixa Econômica Federal, para garantir os recursos necessários que viabilizem estes investimentos.
Nesta função, que na gestão do ex-prefeito Daltro Fiúza era desempenhada por Raimundo Guerra, como coordenador de Planejamento, terá também a missão de tirar do papel projetos já cadastrados no Ministério das Cidades, como a pavimentação e drenagem do Cascatinha (projeto orçado em R$ 1,7 milhão já habilitado no PAC das Cidades de até 50 mil habitantes); construção de uma escola de 8 salas de aula no São Bento (obra de R$ 900 mil) e o asfaltamento do acesso ao residencial de 150 casas previsto para o Diva Nantes.
O Departamento que Geraldinho assumirá está sem titular efetivo desde julho do ano passado, quando o professor Márcio Marqueti deixou o posto para ser um dos coordenadores na cidade da campanha ao Governo do senador Delcídio do Amaral, do PT. Desde então, o cargo vinha sendo ocupado interinamente pelo servidor Jesus dos Santos Ferreira, que desde a última sexta-feira está de volta às funções de origem na Secretaria de Assistência Social.
Geraldinho, que tem sua atuação política confundida com a do ex-prefeito Enelvo Felini, há dois anos respondia pelas atribuições da chefia de gabinete do prefeito Ari Basso (PSDB), função extinta em dezembro de 2013 com a reforma administrativa, mas formalmente, era diretor de administração da Prefeitura.
Geraldo pretende dar continuidade às ações exitosas do setor, mostra consciência dos desafios mas está disposto a se dedicar na busca de soluções em favor do desenvolvimento do município, discutir e organizar o território urbano, desde o planejamento, obras e serviços públicos, passando pela questão da habitação e mobilidade urbana.
Projetos na área de infraestrutura serão prioridades, anunciou durante visita a redação do RN. Em sua avaliação, é preciso que se crie um comitê gestor para discutir investimentos prioritários em todas as áreas. Faremos um levantamento minucioso das necessidades para então, pontuarmos junto ao gabinete do prefeito, quais os projetos serão desenvolvidos, argumenta.
Geraldinho reconhece não ser está uma tarefa fácil, mais mostra confiança que conseguirá bons resultados. O País está vivendo um momento econômico de dificuldades, perspectiva de baixo crescimento. Há um cenário de recessão que se avizinha ao ponto de obrigar a presidente Dilma Roussef elevar as taxas de juros e cortar gastos na tentativa de manter a inflação sob controle.
A situação é tão complicada que algumas frentes de obras em andamento, como a construção de uma creche no Altos da Figueira, a pavimentação do Bairro Sol Nascente, estão com o cronograma de execução comprometido porque a Caixa Econômica (órgão federal gestor dos projetos) está atrasando o pagamento das empreiteiras.




