Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Política

Governador recebe lista tríplice para escolha da nova Diretoria da Fundect

A lista tríplice para escolha da diretoria da Fundação encontra-se com o governador André Puccinelli

MS Noticias

21 de Dezembro de 2010 - 07:46

A Fundação de Apoio ao Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) divulgou o resultado do Processo de Seleção da Diretoria Executiva da Fundação para 2011-2013. O órgão estadual traz a relação dos candidatos aprovados pelo Conselho Superior, aos cargos de diretor-presidente, diretor científico e diretor administrativo da Fundect, conforme previsto no estatuto da Fundação. A lista tríplice para escolha da diretoria da Fundação encontra-se com o governador André Puccinelli.

A Fundect, vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (Semac), foi criada pela Lei 1.860 de 3 de julho de 1998, alterada pela lei 2.046 de 15 de dezembro de 1999. É pessoa jurídica de direito público, sem fins lucrativos, com patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira.

A sua criação foi determinada pela Constituição Estadual, resultado de uma legítima reivindicação da comunidade científica, representada pelas diversas instituições de ensino e pesquisa, tendo como amparo legal a Constituição Federal (Art. 218 parágrafo 5º) que faculta aos Estados e ao Distrito Federal vincularem parcelas de suas receitas orçamentárias a entidades públicas de fomento ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica.

Considerada um órgão estratégico de desenvolvimento e de implementação das políticas estaduais de C,T&I do Estado de Mato Grosso do Sul, a Fundec tem como principal finalidade o amparo ao ensino e incentivo à pesquisa científica e tecnológica relevantes para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Estado.

Lista tríplice

Os nomes dos candidatos aprovados compõem uma lista tríplice para cada um dos cargos de diretor, para escolha da próxima Diretoria Executiva da Fundação, para o mandato de 1º de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2013. O nome mais votado, para diretor-presidente da Fundação, foi o do professor doutor Marcelo Augusto Santos Turine, atual diretor científico da Fundect/MS.

Veja a relação dos candidatos aprovados pelo Conselho Superior da Fundect em ordem de classificação, de acordo com os itens previstos em cada um dos Editais.

Edital Fundect 015/10 diretor-presidente:

1 - Marcelo Augusto Santos Turine com 461 pontos;

2 - Rafael Geraldo de Oliveira Alves com 317,5 pontos;

3 - Gilberto Maia com 218,5 pontos.

Edital Fundect 016/10 - diretor científico:

1 - Eduardo José de Arruda com 333 pontos;

2 - José Francisco Vianna com 173,5 pontos.

Edital Fundect 017/10 diretor administrativo:

1 - Herbert Assunção de Freitas com 250 pontos;

2 - Maisa Sonia Francisco com 103 pontos.