Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 6 de Dezembro de 2024

Política

Governo faz valer a maioria e garante controle das comissões na Câmara

Todos os cargos estratégicos (presidente e relator) das comissões técnicas serão ocupados por parlamentares.

Marcos Tomé/Região News

24 de Fevereiro de 2023 - 08:26

Governo faz valer a maioria e garante controle das comissões na Câmara
Câmara Municipal de Sidrolândia. Foto: Marco Tomé/RN.

A base da prefeita Vanda Camilo na Câmara Municipal, agora com 10 integrantes, passou no teste inicial de unidade colocado à prova já na primeira sessão ordinária do ano no Legislativo, realizada nesta quinta-feira.

Todos os cargos estratégicos (presidente e relator) das comissões técnicas encarregadas de emitir parecer sobre os projetos, serão ocupados por parlamentares da base governista que formaram 3 blocos de 3 vereadores, garantia de três vagas de membro titular de cada comissão, formando maioria para eleger o presidente, o relator e o secretário.

Não deu certo a tentativa da vereadora Cristina Fiúza de atrair o colega de bancada do MDB, Adavilton Brandão, recém-alinhado à base, para formar um bloco com Ademir Gabardo. A oposição só conseguiu articular um bloco, com Enelvo Felini, Otacir Figueredo e Elieu Vaz, sendo que os dois últimos, como membros da Mesa Diretora, não podem participar das comissões.

Adavilton se manteve ao lado da situação já que o Governo honrou o compromisso firmado com ele e enviou o projeto de cessão de uso de uma área de 5 mil metros quadrados no Bairro Porto Seguro, para a Supera (entidade que atende pessoas com deficiência física) construir a sede própria.

A presidência da Comissão de Legalidade e Cidadania ficou com o vereador Carlos Henrique (PSDB); enquanto a relatora será a vereadora Joana Michalski. Itamar Souza, atuará como secretário, ficando como membros, Enelvo Felini (único da oposição) e Adavilton Brandão, enquanto Sandro Gonzales e Juscinei Claro, respectivamente como 1⁰ e 2⁰ suplentes.

A Comissão de Orçamento e Finanças terá Cledinaldo Cotóciona presidência, Cleyton Martins (também de volta à base) na relatoria e Gilson Galdino como secretário. Enelvo Felini e Joana Michalski serão membros, enquanto Cristina Fiúza, 1⁰ suplente (representando as minorias) e Itamar Souza, 2º suplente, completam a composição do colegiado.

A Comissão de Saúde e Direitos Sociais, ficará com Adavilton Brandão, na presidência e Sandro Gonzales, como relator e Gabriel Auto Car, secretário. Enelvo e Cledinaldo são membros, enquanto Cleyton Martins e Carlos Henrique serão suplentes.

A Comissão de Educação, Esporte e Lazer, ficou assim composta: Sandro Gonzales (presidente); Cledinaldo Cotócio (relator); Gilson Galdino (secretário); Ademir Gabardo e Cristina Fiúza, enquanto Itamar Souza e Adavilton Brandão, serão suplentes.

A Comissão de Desenvolvimento Rural, Comercial, Industrial e Agricultura terá Cleyton Martins, como presidente; Itamar Souza, relator e Juscinei Claro, secretária. Ademir Gabardo e Cristina Fiúza, serão membros, Sandro Gonzales e Joana Michalski, na suplência.