Política
Governo tenta segurar votação de vetos para pós-COP30
Segundo informações de Isabel Mega, no CNN Novo Dia, a estratégia visa adiar análise dos vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental para depois da Conferência do Clima, que acontecerá em Belém.
CNN Brasil
17 de Outubro de 2025 - 15:20

O governo federal conseguiu adiar a votação dos vetos presidenciais à Lei Geral do Licenciamento Ambiental no Congresso Nacional. A manobra visa evitar uma possível derrota na área ambiental às vésperas da COP30, que acontecerá em Belém. A informação é de Isabel Mega, no CNN Novo Dia.
A análise dos 63 dispositivos vetados ao projeto de lei do licenciamento era considerada uma derrota certa para o governo. Com o adiamento da sessão do Congresso Nacional, articulado pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), o governo ganhou tempo para reorganizar sua estratégia.
Impacto na COP30
"A proximidade com a Conferência do Clima é um fator crucial na decisão. Uma derrota em matéria ambiental poderia colocar o Brasil em posição desfavorável durante o evento internacional, prejudicando a imagem do país em relação à pauta ambiental", ressalta a analista.
Articuladores governamentais argumentam que é necessário primeiro discutir pontos específicos através de medidas provisórias e projetos de lei antes de analisar os vetos. No entanto, a Frente Parlamentar da Agropecuária, que lidera a articulação pela derrubada dos vetos, demonstra insatisfação com o adiamento.
O adiamento da votação foi possível graças ao alinhamento de Alcolumbre com o governo. A proximidade geográfica entre Amapá e Pará, estado que sediará a COP30, é apontada como um dos fatores que influenciaram o apoio do parlamentar à estratégia governamental.




