Política
Haddad: Governo avalia alterar orçamento de 2026, após fim da MP do IOF
Equipe econômica vai apresentar diferentes cenários ao presidente Lula, que irá bater o martelo.
CNN Brasil
14 de Outubro de 2025 - 08:19

A equipe econômica considera diferentes cenários para mitigar os efeitos da derrubada da MP (medida provisória) com alternativas ao aumento do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras). O texto perdeu validade na semana passada, depois que o Congresso Nacional se articulou para tirar a proposta da pauta de votação.
De acordo com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, há cenários em que o orçamento de 2026 ficará preservado e outros em que vai ser necessário alterar o projeto de lei orçamentária do ano que vem. As alternativas serão apresentadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando ele retornar de Roma.
“Vai depender do cenário. Tem cenário que orçamento fica preservado. Tem cenário que o orçamento vai ser alterado. Vai depender do presidente”, disse Haddad nesta terça-feira (14).
Ao ser questionado por jornalistas acerca do montante de emendas que pode ser congelado, Haddad disse que por ser até mais de R$ 7 bilhões, a depender do cenário escolhido pelo presidente Lula. O chefe do Executivo chega a Brasília nesta terça-feira (14).
“Não [posso detalhar] antes do presidente voltar. Preciso falar com o presidente”, disse o ministro.
O presidente Lula já sinalizou que pode reunir a equipe econômica na próxima quarta-feira (15) para debater os cenários estudados para mitigar os efeitos da derrubada da medida provisória. Havia uma expectativa de que o texto pudesse render R$ 17 bilhões aos cofres da União em 2026.




