Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 14 de Janeiro de 2025

Política

Indicação de Eliane a vice do PMDB garante senador Delcidio na campanha de Acelino

Marcus Garcia garante que o processo eleitoral (inédito em Sidrolândia) é outro momento, que o senador vai sim se engajar na eleição de Acelino.

Flávio Paes/Marcos Tomé

16 de Janeiro de 2013 - 11:09

A arrastada negociação de quase dois dias que resultou na escolha da professora Eliane Salvatti como vice na chapa do PMDB, só foi concluída após o senador Delcidio do Amaral, principal liderança petista em Mato Grosso do Sul, assumir o compromisso de vir a Sidrolândia participar da campanha e subir no palanque do empresário Acelino Cristaldo, que já tem garantida a presença do governador André Puccinelli.

As lideranças do PMDB, PR e PDT exigiram esta contrapartida porque consideravam alta demais a fatura cobrada pelo PT para aceitar a aliança: o candidato a vice-prefeito, além do direito de indicar três secretários, em caso de vitória de Acelino. O partido na cidade está rachado, tanto que os dois vereadores eleitos (Edivaldo dos Santos e Sergio Bolzan), embora sigam a liderança do senador Delcidio do Amaral, vão apoiar o candidato do PSDB.

A presença na campanha de Delcidio, hoje uma liderança que extrapola os limites do PT, compensaria este “investimento”, garantindo o retorno eleitoral com o alinhamento político da chapa com os governos estadual e federal. O presidente regional do PT, Marcus Garcia, durante uma conversa com nossa reportagem minutos após a decisão, garantiu a disposição do senador de participar ativamente da campanha de Acelino.

Delcidio, nas eleições de outubro do ano passado, também havia assumido o compromisso com as lideranças do PMDB, de ser corpo presente na campanha, fato que não ocorreu. Durante o período eleitoral, Delcidio preferiu não se envolver no processo em razão de ter alinhado seu grupo político para subir no palanque tucano. Por determinação da Executiva nacional, o PT acabou ficando numa aliança com o PMDB e lançou Jean Nazareth de vice.

Marcus Garcia garante que o processo eleitoral (inédito em Sidrolândia) é outro momento, que o senador vai sim se engajar na eleição de Acelino. “Vivemos outro momento da historia. Cada situação tem suas peculiaridades e hoje, toda a direção regional do partido esta coesa no alinhamento com o PMDB, tanto é que os petistas que não acompanharem este alinhamento sofrerão as sanções internas do partido, caso específico dos militantes tucanos que já tiveram suas filiações suspensas”, comenta.

Foto: Marcos Tomé/Região News

Indicação de Eliane a vice do PMDB garante senador Delcidio na campanha de Acelino

Professora Eliane Salvatti durante comemoração da indicação da candidatura a vice de Acelino Cristaldo