Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Política

MS teve 25 mil novas vagas na iniciativa privada, destaca secretário

Secretário estadual Jaime Verruck fez avaliação dos números divulgados por pesquisa do IBGE.

Campo Grande News

18 de Agosto de 2019 - 18:57

MS teve 25 mil novas vagas na iniciativa privada, destaca secretário

O secretário estadual de Produção e Desenvolvimento, Jaime Verruck, fez uma avaliação e detalhou os números divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em relação a taxa de desemprego. Ele ressaltou que no segundo trimestre de 2019 foram criadas 44 mil vagas (empregos), sendo 25 mil na iniciativa privada.

“Em termos de pessoal ocupado, houve um crescimento de 44 mil novas vagas, chegando a 1,3 milhões de ocupados, com queda no número de desocupados dentro da força, passando de 135 mil desocupados para 120 mil desocupados”, detalhou o secretário.

Verruck destacou que este crescimento de vagas ocorreu em diferentes setores, sendo 25 mil na iniciativa privada e 18 mil no setor público. O secretário também revelou que aumentou neste período (segundo trimestre) 6 mil novos empresários no Mato Grosso do Sul.

Segundo o governo, a taxa de desemprego (desocupação) apontada na PNAD (Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua), mostra que no Estado houve uma diminuição de 1,2 pontos percentuais, reduzindo de 9,5% de janeiro a março, para 8,3% de abril a junho.

Procura - Apesar dos números positivos, a pesquisa mostra que 96,72 mil sul-mato-grossense estão há pelo menos um mês procurando emprego em Mato Grosso do Sul, sendo que 15,6 mil já estão nas filas por vagas há mais de dois anos.

Já o nível de ocupação (emprego) no Estado foi de 62,2% nos meses abril, maio e junho deste ano, um aumento de 2,1% em relação ao trimestre anterior, e manteve estabilidade em relação ao mesmo trimestre de 2018 com a diferença de 1,1%.