Política
Ortega deve ser exonerado da Secretaria que vai mesmo ser transformada em departamento
Nesta terça-feira deve ser publicado o decreto de exoneração de Ortega como secretário
Flávio Paes/Região News
01 de Dezembro de 2014 - 13:33
O secretário municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Clayton Ortega, foi comunicado oficialmente na sexta-feira (28) pelo prefeito Ari Basso (PSDB), que a Secretaria será transformada num departamento vinculado à Secretaria de Educação. No decorrer desta semana deve ser publicado o decreto de exoneração de Ortega como secretário, mas ele foi convidado para comandar o novo departamento, cuja criação terá de ser aprovada pela Câmara.
A exoneração de Ortega foi anunciada no último dia 6 de novembro, junto com a demissão do secretário de Desenvolvimento Econômico, Di Cezar e Controlador Geral, Wolfgang Leo Arruda Herzog, como parte das medidas de ajustes para contenção de gastos. Há 10 dias em entrevista ao Região News, Ortega assegurou que até então, só havia tomado conhecimento da extinção da sua Secretaria pela imprensa. O prefeito não o tinha informado oficialmente nada a respeito. A partir daí surgiram rumores de atribuir a saída de Di Cezar a questões políticas.
Na semana passada o prefeito nomeou a funcionária Raylla Fernando Galhardo para responder interinamente pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, mas não receberá o salário de R$ 7.900,00, pago a quem ocupa cargo de 1º escalão. É necessária a indicação de uma interina, porque a Secretaria mantém convênios e mantém na sua órbita dois conselhos, o banco de microcrédito e a agência pública de empregos, CIAT.
Segundo informações da assessoria do prefeito, a indicação de Raylla teria partido do próprio Di Cezar quando negociou sua saída da pasta. A reportagem do RN esteve na manhã de hoje com o chefe do Executivo para saber mais informações a respeito do caso. Basso tem como certa a extinção da Secretaria de Esportes, mas pode rever a decisão de exonerar Ortega este mês em decorrência das dificuldades financeiras em que a Prefeitura vem enfrentando, já desde que terá de pagar acertos de rescisão.




