Política
Pesquisa mostra equilíbrio entre quatro candidatos com chance de chegar ao 2º turno
Pesquisa de intenção de voto para o Governo do Estado do Instituto Ranking, revela um cenário político de equilíbrio entre 4 candidatos.
Redação/Região News
10 de Abril de 2022 - 20:53

Pesquisa de intenção de voto para o Governo do Estado do Instituto Ranking, revela um cenário político de equilíbrio entre 4 candidatos, todos com chances de ir para o segundo turno. André Puccinelli (MDB) lidera com 22,50%; em segundo lugar aparece Rose Modesto (União Brasil), com 20,10%. O ex-governador tem uma dianteira de apenas 2,7 pontos sobre a deputada federal. A pesquisa tem uma margem de erro de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos.
Na terceira posição estão empatados tecnicamente o ex-prefeito da Capital, Marquinhos Trad (PSD), com 17,40% e Eduardo Riedel (PSDB) 16,20%, diferença de 1,2 pontos percentuais. Com base na margem de erro, isto significa que Marquinhos pode ter até 19,2% ou no mínimo 15,6%. Riedel, candidato do governador Reinaldo Azambuja, oscila entre 18% e 14,4%. O desempenho de Riedel surpreende e mostra que é um candidato viável, embora não seja muito conhecido da população e vai disputar sua primeira eleição.
Riedel contará com uma ampla aliança de partidos (PSDB, PP, PDT, PR, PSB) além do apoio de 70 prefeitos e mais de 700 vereadores. Eduardo Riedel assumiu o protagonismo das ações de combate ao Covid-19, obras de infraestrutura e programas sociais.

O deputado estadual capitão Contar, 5º nome do disco de pré-candidatos, obteve 2,70%. A pesquisa constatou 21,10% de eleitores indecisos ou que manifestaram intenção de anular ou votar em branco e teve levantamento de campo entre os dias 5 e 9 de abril, ainda fez uma simulação de cenário em que o ex-governador Zeca do PT aparecia como candidato petista ao Governo.
Zeca obteve 7% das intenções de voto, o que lhe garantiu a 5ª posição. Nesta simulação o cenário é o seguinte: André aparece com 21,10%; Rose Modestos, 18,40%; Marquinhos Trad 15,30%; Eduardo Riedel, 14,20%; Capitão Contar tem 2.40% e há 21,60% de eleitores indecisos ou que mostraram intenção de anular ou votar em branco.
Na última quinta-feira o ex-governador anunciou que não vai ser candidato a governador, prefere disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. Antes disso, ele terá de derrubar uma decisão judicial que o torna inelegível. A advogada Gisela Marques pode ser o nome do PT para disputar o Governo.
A amostragem foi no formato estimulado, em que aos eleitores entrevistados na amostragem foi apresentado um disco com o nome dos pré-candidatos.
Outros cenários

No cenário da pesquisa estimulada com três nomes sem Rose Modesto e o Capitão Contar, André Puccinelli foi citado por 28,50% dos entrevistados; Marquinhos Trad pontuou 25,20% e Eduardo Riedel somou 24,70%. Indecisos, votos nulos e em branco, não sabem e não responderam 21,60%.
Com 4 candidatos na disputa, sem o Capitão Contar, André tem 23,10%; Rose Modesto, 21,30%; Marquinhos tem 18,60%; Riedel, 17%, indecisos, brancos e nulos somam 20%.
Rejeição
Na pergunta sobre em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum, o mais citado é Zeca do PT, com 30,50%. O segundo em rejeição é André Puccinelli, com 21,20%, em terceiro lugar está Marquinhos Trad (16,20%), Capitão Contar (4,00%), Rose Modesto (3,30%) e Eduardo Riedel (2,60%). Os que não responderam ou não sabem, os que votam em branco ou anulam o voto e os indecisos somam 22,30%.
Dados da pesquisa
A pesquisa do Instituto Ranking foi registrada na Justiça Eleitoral sob número MS-09921/2022 e BR-04569/2022. Foram entrevistadas 3 mil pessoas em 30 municípios. Tem uma intervalo de confiança de 95%, com margem de amostra de erro de 5% ponto percentual, para mais ou para menos.




