Política
Prefeitos organizam Conferência das Cidades
A CNM faz parte da coordenação-executiva da Conferência, e representantes da entidade vão participar de reunião do grupo nesta terça, 26 de fevereiro, em Brasília.
Assomasul
26 de Fevereiro de 2013 - 13:41
A quinta edição da Conferência Nacional das Cidades está agenda para novembro deste ano. Mas, os encontros preparativos etapas municipais e estaduais começam em março e em julho.
A CNM (Confederação Nacional de Municípios) participa da organização do encontro, e orienta os Municípios sobre a organização de suas conferências locais. De 1.º de março a 1.º de junho devem ocorrer os debates nos municípios, e de 1.º de julho a 28 de setembro nos Estados. Estas etapas devem promover a articulação nacional de diversos segmentos da sociedade e oportunizar o conhecimento das realidades locais e regionais.
A CNM faz parte da coordenação-executiva da Conferência, e representantes da entidade vão participar de reunião do grupo nesta terça, 26 de fevereiro, em Brasília. Entre os itens da pauta está à implantação do SNDU (Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano). Isso, no aspecto de definir os papéis da União, dos estados e municípios em relação às políticas públicas de Moradia, Mobilidade, Saneamento e Planejamento Urbano.
Para o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, a evolução do processo de gestão participativa de políticas públicas como os conselhos e conferências consagra a participação popular e fortalece a democracia. No entanto, ele volta a dizer que é necessário maior participação da União com recursos orçamentários, inclusive para a Mobilidade Urbana.




