Política
Projeto torna obrigatório seguro de danos a terceiros para veículos de carga
Agência Câmara de Notícias
04 de Dezembro de 2010 - 11:12
A Câmara analisa o Projeto de Lei 7646/10, do deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que obriga proprietários de veículos transportadores rodoviários de carga a contratar seguro contra danos materiais provocados a terceiros.
Segundo a proposta, o seguro deverá ter cobertura mínima equivalente ao valor de mercado do veículo de transporte.
O objetivo, conforme o autor, é garantir o pagamento de indenizações em casos de acidentes.
"O seguro oferecerá tranquilidade à significativa parcela da sociedade que todos os anos tem seus veículos afetados por acidentes causados por veículos de transporte rodoviário", afirma Delgado.
Hoje, a contratação desse tipo de seguro pelas grandes empresas de transporte é facultativa.
O projeto altera o Decreto-Lei 73/66, que trata do Sistema Nacional de Seguros Privados.
Tramitação
A matéria tramita em conjunto com o Projeto de Lei 505/91, do ex-deputado e atual senador Paulo Paim (PT-RS), que extingue o DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre).
A proposta principal tramita com 26 outros projetos apensadosTramitação em conjunto.
Quando uma proposta apresentada é semelhante a outra que já está tramitando, a Mesa da Câmara determina que a mais recente seja apensada à mais antiga. Se um dos projetos já tiver sido aprovado pelo Senado, este encabeça a lista, tendo prioridade.
O relator dá um parecer único, mas precisa se pronunciar sobre todos.
Quando aprova mais de um projeto apensado, o relator faz um texto substitutivo ao projeto original. O relator pode também recomendar a aprovação de um projeto apensado e a rejeição dos demais. e aguarda análise do Plenário.




