Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 19 de Março de 2024

Política

PSOL lança candidatura de Erundina à presidência da Câmara

G1

15 de Janeiro de 2021 - 16:49

PSOL lança candidatura de Erundina à presidência da Câmara

O PSOL decidiu nesta sexta-feira (15) lançar candidatura própria à presidência da Câmara dos Deputados. A decisão foi tomada em reunião da Executiva Nacional do partido. A candidata será a deputada Luiza Erundina (SP).

Ex-prefeita de São Paulo, Erundina está no sexto mandato como deputada federal.

A eleição que escolherá o novo presidente da Câmara será no início de fevereiro. Na próxima semana, será definido o formato da votação: se somente presencial ou híbrido (presencial e remoto), em razão da pandemia do novo coronavírus.

Veja ao final da reportagem a lista das candidaturas já anunciadas para a presidência da Câmara.

Candidatos à eleição para a presidência da Câmara — Foto: Arte/G1
Candidatos à eleição para a presidência da Câmara — Foto: Arte/G1

Candidatura de esquerda

Segundo resolução aprovada na reunião, o partido decidiu construir “uma candidatura de esquerda no primeiro turno que defenda as bandeiras da ampliação de direitos, da democracia, da soberania nacional, da defesa da saúde pública” entre outras.

A resolução também cita a vacinação da população “e o combate a toda as formas de discriminação e opressão, bandeiras estas que serão reforçadas por uma presidência da Câmara dos Deputados que dê início ao processo de impeachment de Bolsonaro”.

Ainda segundo o PSOL, a construção da candidatura deve ser feita em diálogo com deputados e deputadas de outros partidos.

“Caso a candidatura de esquerda não esteja no segundo turno, orienta o voto da bancada do PSOL no candidato que representar uma alternativa àquele apoiado pelo governo Jair Bolsonaro”, diz um trecho da resolução aprovada nesta sexta.

O PSOL estava dividido entre apoiar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP), nome apoiado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ou lançar a própria candidatura.

A direção da legenda pode pulverizar ainda mais os votos dos deputados na disputa. A bancada tem 10 parlamentares.

Saiba quem são, até o momento, os candidatos à presidência da Câmara (por ordem alfabética):

  • Alexandre Frota (PSDB-SP): Candidato avulso. Defende uma Câmara independente em relação ao Executivo e a abertura de processo de impeachment de Bolsonaro.
  • André Janones (Avante-MG): Candidato avulso. Promete pautar a volta do auxílio emergencial. Diz que menos de cinco deputados apoiam publicamente sua candidatura, mas calcula que pode chegar a 10 parlamentares nas eleições, que serão realizadas com voto secreto.
  • Arthur Lira (PP-AL): Tem apoio do Palácio do Planalto e fechou bloco com nove partidos (PL, PP, PSD, Republicanos, PROS, Podemos, PSC, Avante e Patriota), que somam 195 deputados.
  • Baleia Rossi (MDB-SP): Tem a candidatura articulada pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e conseguiu formar um bloco com 11 partidos (PT, PSL, MDB, PSB, PSDB, DEM, PDT, Cidadania, PV, PCdoB e Rede), que somam 258 deputados.
  • Capitão Augusto (PL-SP): Candidato avulso. Coordenador da frente parlamentar de segurança pública, conhecida como a bancada da bala, tem conversado com deputados de "bancadas vocacionadas" - como a da segurança pública e a evangélica. Pretende lançar sua candidatura no dia 28 de janeiro.
  • Fábio Ramalho (MDB-MG): Candidato avulso. Tem investido no contato individual com os parlamentares. Pretende lançar a sua candidatura na semana que vem.
  • Luiza Erundina (PSOL-SP): nome mais cotado para assumir a candidatura é a da deputada Luiza Erundina. Bancada tem 10 deputados.
  • Marcel van Hattem (Novo-RS): Candidato oficial do Novo, partido que conta com 8 deputados. Afirma que aposta no diálogo e está empenhado em construir pontes com os parlamentares.