Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Dezembro de 2025

Política

Soraya, Nelsinho e Simone votam a favor de projeto que estabiliza preço dos combustíveis

Proposta foi aprovada pelo Senado e agora segue para a Câmara dos Deputados.

MS Urgente

11 de Março de 2022 - 14:49

Soraya, Nelsinho e Simone votam a favor de projeto que estabiliza preço dos combustíveis
Senadores Soraya Thronicke (União Brasil), Simone Tebet (MDB) e Nelsinho Trad (PSD). Fotos: Divulgação

Os três senadores que compõem a bancada de Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (União Brasil), Simone Tebet (MDB) e Nelsinho Trad (PSD) votaram a favor do projeto de lei que cria regras para estabilização dos preços de combustíveis (PL 1472/2021).

A proposta, aprovada pelo senado, cria um sistema de bandas de preços, que limitará a variação, e uma conta federal para financiar essa ferramenta. Além disso, estabelece um auxílio de até R$ 300 mensais para motoristas autônomos de baixa renda. O projeto segue para a Câmara dos Deputados.

Durante a votação do texto, os senadores afirmaram que o sistema proposto é a solução “possível” neste momento para a crise do petróleo, mas defenderam que o Brasil busque a autossuficiência na produção de combustíveis para não depender de importações.

O senador Jean Paul Prates (PT-RN), relator do projeto e autor do substitutivo final, afirmou que o Brasil sempre teve ferramentas para amortecer a variação do preço internacional do barril - como a Parcela de Preço Específica (PPE), extinta em 2002, pela qual o Tesouro Nacional compensava a Petrobras. Segundo o senador, a situação em vigor desde 2017, quando a Petrobras estabeleceu a paridade absoluta, corresponde a uma privatização da empresa.