Política
Valdemar reafirma apoio do PL à reeleição de Riedel e confirma Reinaldo e Contar como candidatos ao Senado
Valdemar afirmou ainda que o partido já tem chapa “fechada” para a disputa das duas vagas ao Senado.
Redação/Região News
10 de Janeiro de 2026 - 08:55

O presidente nacional do PL (Partido Liberal), Valdemar Costa Neto, reafirmou nesta sexta-feira (9) que o partido seguirá apoiando a reeleição do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), e confirmou que o ex-governador Reinaldo Azambuja e o ex-deputado estadual Renan Contar, o Capitão Contar, serão os candidatos da legenda às duas vagas ao Senado Federal em 2026.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN
Em entrevista ao Campo Grande News, Valdemar destacou que a aliança entre PL e PP no Estado foi uma orientação direta do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Partiu dele [Bolsonaro] esse acordo. E eu acho que foi o que podia acontecer de melhor pro nosso partido, pro PP também, pra todos aí [em Mato Grosso do Sul]”, afirmou.
Segundo o dirigente, a construção da aliança contou com o aval de lideranças nacionais e estaduais, incluindo ele próprio, o senador Rogério Marinho (PL), o ex-governador Reinaldo Azambuja (PL), a senadora Tereza Cristina (PP) e o governador Eduardo Riedel. Valdemar foi enfático ao afirmar que o PL não lançará candidato próprio ao governo do Estado. “É natural que existam desejos e pretensões, mas nós fizemos um acordo”, reforçou.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook
O presidente nacional do PL também ressaltou que, desde que assumiu a presidência da Executiva Estadual do partido, em setembro do ano passado, Reinaldo Azambuja passou a comandar a legenda em Mato Grosso do Sul e a conduzir as decisões estratégicas para as eleições de 2026.
Chapa definida para o Senado
Valdemar afirmou ainda que o partido já tem chapa “fechada” para a disputa das duas vagas ao Senado. Reinaldo Azambuja, segundo ele, tem espaço garantido na majoritária. A segunda vaga será ocupada por Renan Contar, que se filiou ao PL em novembro de 2025.
“Contar é muito querido pelo Bolsonaro, e a nossa base é o Bolsonaro. Contar é um candidato ligado diretamente ao Bolsonaro”, disse Valdemar, ao destacar a identificação do ex-deputado com o eleitorado bolsonaristas.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram
As declarações do presidente nacional do PL também servem para desmentir rumores de que ele teria “abençoado” uma eventual candidatura ao governo do Estado do deputado federal Marcos Pollon (PL). O parlamentar tem percorrido municípios sul-mato-grossenses como pré-candidato, alegando ter apoio da família Bolsonaro e afirmando que estaria preparando palanque para o senador Flávio Bolsonaro, que já se lançou como candidato à Presidência da República.




