Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 28 de Janeiro de 2022

Política

Vander apresenta projeto de lei para estimular reciclagem

Conjuntura Online

01 de Junho de 2011 - 16:23

O deputado federal Vander Loubet (PT-MS), encaminhou à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados um projeto de lei que obriga o fabricante de produto reciclável ou cuja embalagem seja reciclável a apresentar ao consumidor essa informação no rótulo.

Em sua justificativa, o PL (Projeto de Lei) 1.474/11 abriga dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrando que apenas 2% da produção brasileira diária de lixo (230 mil toneladas) é reciclada.

Segundo Vander, a reciclagem pode reduzir a demanda por matéria-prima, ajudando a conservar os recursos naturais, além de reduzir o impacto dos resíduos sólidos sobre o solo, o ar, a água e a saúde da população. “Em muitos casos, a reciclagem é mais barata do que a matéria-prima extraída do meio natural. Ou seja, além de ter uma atitude mais alinhada à proteção do meio amebiente, é possível reduzir o custo de produção e até mesmo o preço dos produtos”, afirma o parlamentar sul-mato-grossense.

Ainda de acordo com o deputado, pesquisas recentes mostram que metade dos consumidores brasileiros leva em consideração o fato de um produto ter embalagem reciclável e respeita critérios sócioambientais na hora de fazer suas compras. “Com a obrigatoriedade da informação no rótulo indicando se a embalagem é reciclável ou não, estaremos dando mais subsídios a esse consumidor comsciente. É uma forma de estimular a reciclagem no Brasil”, conclui Vander.