Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 13 de Dezembro de 2025

Política

Veterano vence briga no PSDB e mesa diretora da Assembleia já está definida; conheça os integrantes

A briga interna no PSDB impedia um acordo para chapa de consenso na Assembleia.

Investiga MS

24 de Janeiro de 2023 - 09:03

Veterano vence briga no PSDB e mesa diretora da Assembleia já está definida; conheça os integrantes
Foto: Divulgação.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Paulo Corrêa (PSDB), venceu a disputa com o colega de partido, Jamilson Name (PSDB), e será o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa.

A briga interna no PSDB impedia um acordo para chapa de consenso na Assembleia, mas o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) entrou na negociação e conseguiu acalmar os ânimos, impedindo uma disputa no voto. Os tucanos ainda farão uma reunião concretizar o entendimento, mas Paulo Corrêa já é dado como certo no cargo.

Com o acerto no PSDB, a mesa diretora da Assembleia Legislativa já está praticamente definida, com Gerson Claro presidente, ignorando a lei da maioria. Dificilmente, um partido com o comando do governo e maior número de deputados ficaria sem a presidência, mas Gerson Claro conseguiu se articular e vencer a disputa pelo comando da Casa.

Gerson ganhou a presidência e o PSDB exigiu o segundo cargo mais importante, que agora será de Paulo Corrêa, que volta à primeira-secretaria. A vice-presidência da Assembleia Legislativa ficará com o partido com o MDB, que tem três deputados. Renato Câmara foi o escolhido pelo MDB.

PT e PL também têm três deputados e terão cargos na Mesa Diretora. Pedro Kemp voltará a ocupar a segunda secretaria. Já o PL perdeu espaço por falta de unidade no partido. Embora tenha três deputados, há uma divisão no partido, visto que João Henrique Catan não costuma votar junto com os demais colegas: Coronel Davi e Neno Razuk.

Mara Caseiro (PSDB), Lídio Lopes (Patriota) e Rafael Tavares (PRTB) já manifestaram intenção de concorrer à presidência e podem lançar o nome de maneira individual, caso tenham interesse. O mesmo pode acontecer com Jamilson Name, que havia prometido ir para o voto contra Paulo Corrêa.

A eleição na Assembleia Legislativa acontece no dia 1º de fevereiro, após a posse dos deputados. O deputado Pedro Caravina deve ser exonerado da Secretaria de Governo para tomar posse. Ele vota na eleição para presidente e em seguida se licencia novamente para voltar ao Governo do Estado.