Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 25 de Fevereiro de 2024

Região

Governador escolhe Ary Raghiant Neto para ocupar vaga de desembargador no TJ-MS

Raghiant Neto integrou lista tríplice votada em abril para vaga no Tribunal destinada à advocacia.

Campo Grande News

07 de Novembro de 2022 - 06:58

Governador escolhe Ary Raghiant Neto para ocupar vaga de desembargador no TJ-MS
Nome de Raghiant Neto foi escolhido a partir de lista tríplice definida em sessão da TJMS. (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado).

O advogado Ary Raghiant Neto foi o nome escolhido pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para ser o novo desembargador do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). O Campo Grande News apurou que a definição deve ser publicada na edição desta segunda-feira do DOE (Diário Oficial do Estado).

Neto integrava lista tríplice votada em sessão realizada no dia 19 de abril, em que Raghiant Neto obteve 23 votos, enquanto os concorrentes, Fabíola Marquetti Santos e Alexandre Ávalo Santana, tiveram 28 votos.

A vaga dedicada à advocacia é decorrente da aposentadoria do desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte. Os três nomes escolhidos pelo TJ-MS foram selecionados da lista sêxtupla formulada pela OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul). Além dos três selecionados, também concorriam: Lídia Maria Lopes Rodrigues Ribas, Felipe Cazuo Azuma e Kelly Guimarães de Mello.

Currículo -  Ary Raghiant Neto se formou em Direito pela FUCMAT (atual UCDB), em Campo Grande, em 1991. É pós-graduado em direito tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributário e em direito constitucional pela ESA-MS E PUC-SP. Atua como advogado em Mato Grosso do Sul desde 1992, com ênfase em Direito Administrativo, Eleitoral e Tributário.

Em 2001, foi assessor jurídico da presidência do Tribunal de Contas. Em 2003, foi membro da Comissão de Estágio e Exame da OAB-MS. Em 2004 e 2006 foi membro da Comissão Temporária de Direitos Políticos e também conselheiro estadual da OAB-MS. Já atuou como presidente da 2ª Câmara de Seleção e Prerrogativas e, também, como secretário-geral da OAB-MS, além de compor várias bancas examinadoras desta instituição.

A partir de 2006, Raghiant Neto também foi professor de Direito Tributário da Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso do Sul e Professor Auxiliar no curso de pós-graduação da Uniderp, na cadeira de Direito Tributário.