Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Saúde

Estado recebe novo lote da Coronavac e pretende zerar fila de 2° dose em atraso

Campo Grande News

18 de Maio de 2021 - 08:53

Estado recebe novo lote da Coronavac e pretende zerar fila de 2° dose em atraso
Doses da Coronavac armazenadas na sede da Ceve, no Parque dos Poderes, em Campo Grande (Foto: Divulgação/SES)

Mato Grosso do Sul recebeu novo lote da Coronavac na noite desta segunda-feira para continuar a aplicação da segunda dose em atraso nos municípios. Com o carregamento de 85,2 mil doses enviado pelo Ministério da Saúde, o Estado conseguirá zerar a fila de pessoas com o quadro vacinal em atraso. Atualmente 80,9 mil já ultrapassaram o prazo para tomar a 2ª dose do imunizante.

Além da remessa do Butantan, em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, foram entregues 48,3 mil doses da vacina Astrazeneca. Está prevista a chegada de mais 8.190 doses da vacina da Pfizer no final da tarde desta terça-feira. As doses fazem parte do 23º lote e com a chegada do novo carregamento, o Estado soma 1.199.010 doses recebidas do imunizante.

Cerca de 120 mil pessoas chegaram a ficar com a segunda dose da Coronavac em atraso no Estado, após governador e prefeitos seguirem orientação do Governo Federal de não reservar doses para completar o quadro vacinar. Atraso na entrega de insumos pela China, no entanto, acabou atrasando a produção e deixando pessoas sem a imunização completa.

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a bula da Coronavac especifica duas doses de 0,5 mililitro, com intervalo entre sete a 28 dias. A orientação, no entanto, é tomar a segunda dose assim que estiver disponível, mesmo em atraso para assegurar a proteção adequada contra a covid-19. No Estado, foram vacinados até o momento 935.675 pessoas, sendo 661.509 com a primeira dose e 274.166 com a segunda dose. De acordo levantamento nacional, Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros com melhor desempenho na vacinação. Aqui, 23,55% da população adulta receberam a 1ª dose do imunizante.

Na Capital – Nesta terça-feira, em Campo Grande, a vacinação é exclusiva para pessoas que tomaram a primeira dose da Coronavac até o dia 1º de abril.

O atendimento na Seleta e nos postos de saúde espalhados pela Capital, será das 14h até 16h45. Das 07h30 às 23h haverá aplicação nos drives-trhus do Parque Ayrton Senna, no Albano Franco, na Cassems e no polo de imunização do Guanandizão.