Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 20 de Abril de 2024

Saúde

Saúde zera estoque de vacinas e expectativa é retomar imunização na sexta-feira

A Secretaria Estadual de Saúde espera a chegada em Campo Grande de 32.750 doses da Pfizer e amanhã de mais 35.700 da CoronaVac.

Flávio Paes/Região News

17 de Junho de 2021 - 10:54

Saúde zera estoque de vacinas e expectativa é retomar imunização na sexta-feira
No final da tarde de ontem a Secretaria de Saúde de Sidrolândia divulgou que todas as 18.972 doses foram utilizadas. Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde conseguiu zerar o estoque de vacinas enviadas para a primeira dose e tem expectativa de retomar a imunização na sexta-feira caso se confirme o envio de uma nova remessa. A Secretaria Estadual de Saúde espera a chegada no início desta quinta-feira à noite em Campo Grande de 32.750 doses da Pfizer e amanhã de mais 35.700 da CoronaVac.

No final da tarde de ontem a Secretaria de Saúde de Sidrolândia divulgou que todas as 18.972 doses foram utilizadas, houve perda de 37 e foram aplicadas 18.937, o que corresponde a 32,2% da população.

Para segunda dose, foram enviadas 6.860, foram aplicadas 6.494, perda de 11 vacinas e ainda há 355, sendo 2.340 doses da CoronaVac. Para evitar perdas, os retardatários estão sendo atendidos por agendamento, em grupo de 10 pessoas. As vacinas vem em frascos com 10 doses que tem um tempo máximo de validade.

Durante a campanha eleitoral foi suscitada a polêmica sobre a demora no uso das vacinas. Parte do problema decorreu da demora na atualização dos dados no sistema do Ministério da Saúde, mas também por conta da dificuldade logística de levar a vacina a regiões da zona rural que ficam a 70 quilômetros do centro. A cidade foi uma das primeiras a imunizar todos os professores e está atendendo quem tem acima de 35 anos. Devido a procura, é necessário que todos que receberam a 1ª dose, em abril, realizem o pré-agendamento, por meio do telefone 3272-4194.

De acordo com o secretário de Saúde, Renato Couto, assim que novas doses chegarem em Sidrolândia, a faixa etária será reduzida para os 30 anos. “Sabemos que todos querem a vacina o mais rápido possível, nós estamos dedicados para que todos os sidrolandenses sejam vacinados, mas esperamos a compreensão”, finalizou.

*Matéria atualizada para acréscimo de informações.

Saúde zera estoque de vacinas e expectativa é retomar imunização na sexta-feira