Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolândia

Prefeitura começa testagem em sistema drive-thru com meta ousada de atender 10 mil pessoas em 90 dias

Flávio Paes/RN

07 de Março de 2021 - 19:59

Prefeitura começa testagem em sistema drive-thru com meta ousada de atender 10 mil pessoas em 90 dias
O atendimento será de segunda a sábado, das 8 às 18 horas. Foto: Marcos Tomé/RN

A partir desta segunda-feira (8) a Prefeitura de Sidrolândia começa a testagem de Covid-19 no sistema drive-thru, numa estrutura de tendas com stands climatizadas, montada em frente da UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Além dos pacientes encaminhados pelas unidades de saúde, deve ser anunciado um telefone para o agendamento. Quem passar pela UPA e quiser fazer o teste, passará por avaliação da equipe médica e enfermagem.

Em 90 dias a Secretaria Municipal de Saúde atenderá até 10 mil pessoas, que corresponde a mais de 17% da população da cidade. O atendimento será de segunda a sábado, das 8 às 18 horas. Desde o início da pandemia em março do ano passado, 8.233 pessoas já fizeram o teste, 3.053 testaram positivo para o Covid-19, 5.087 negativos e 93 ainda estão em investigação.

As equipes trabalharão com dois tipos de testes, o swab que é aquele do cotonete e o teste rápido. Os pacientes sintomáticos, com tosse, febre, coriza, terão prioridade. Eles terão de apresentar o Cartão do SUS ou CPF.

Segundo o secretário Municipal de Saúde, Renato Couto, a estrutura fixa de atendimento, localizada no prédio do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) à Rua João Márcio Ferreira Terra, Bairro São Bento, permanecerá com as testagens dos pacientes que são agendados através das Unidades de Saúde dos Bairros e zona rural e o drive-thru ao lado da UPA servirá para os casos em que muitos pacientes procuram por conta.