SIDROLÂNDIA- MS
Apagões causam prejuízos em Sidrolândia e prefeito cobra resposta da Energisa
Os constantes apagões e oscilações no fornecimento de energia elétrica têm causado transtornos e prejuízos a moradores, produtores e comerciantes.
Redação/Região News
06 de Novembro de 2025 - 13:25

Os constantes apagões e oscilações no fornecimento de energia elétrica têm causado transtornos e prejuízos a moradores, produtores e comerciantes de Sidrolândia nos últimos dias.
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Na segunda-feira à noite (3), um apagão atingiu a região central da cidade, afetando o Hospital Elmíria Silvério Barbosa, supermercados, escolas e deixando a Praça Central às escuras.
Na região do Bolicho Seco, o produtor Laerte Pereira perdeu 500 litros de leite armazenados em um resfriador para pasteurização na madrugada de terça-feira (4). O fornecimento continuou irregular nas 48 horas seguintes.
No Assentamento Santa Terezinha, o apagão se estendeu por 24 horas. A energia só retornou às 20h de terça-feira. No lote da produtora Janise Soares, o gado leiteiro ficou sem água e cerca de 70 litros de leite deixaram de ser produzidos, já que a ordenha foi suspensa.
Nesta quarta-feira (6), moradores do distrito de Quebra Coco ficaram sem energia das 11h às 18h30.
Nas redes sociais, a vereadora Carol Terra relatou que um cabo da rede elétrica se rompeu em frente à UPA, por volta das 18h de terça-feira, comprometendo o fornecimento para moradores do Residencial Vival dos Ipês.
A Cooperativa Mista Familiar da Agricultura e Pecuária (Coopfap) também foi afetada, ficando com a produção parada por seis horas. A capacidade diária é de cerca de 500 quilos de produtos.
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Diante da situação, o prefeito de Sidrolândia, Rodrigo Borges Basso, divulgou nota oficial nesta quarta-feira (6) expressando preocupação com as falhas constantes no fornecimento de energia e cobrando uma resposta da concessionária Energisa Mato Grosso do Sul.

Segundo o prefeito, a prefeitura recebeu diversas reclamações de moradores, comerciantes e produtores rurais sobre os prejuízos causados pela instabilidade elétrica.
“A falta de estabilidade no serviço da Energisa tem causado prejuízos significativos e inaceitáveis para todos”, afirmou Basso na nota.
No documento encaminhado à direção da empresa, o prefeito solicitou providências imediatas e concretas, entre elas:
1. Inspeção técnica detalhada na rede de distribuição que atende o município;
2. Apresentação de um plano de ação com cronograma de manutenção preventiva e corretiva;
3. Reforço nas equipes de atendimento e manutenção, para garantir o restabelecimento rápido do serviço.
“A energia elétrica é um serviço essencial, e não podemos admitir que a população continue sofrendo com essa instabilidade”, destacou o prefeito.
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O ofício pede que a Energisa apresente uma resposta formal em até 48 horas após o recebimento do documento.
“Seguirei acompanhando de perto este assunto, cobrando soluções e defendendo os interesses de todos os sidrolandenses”, concluiu Rodrigo Basso.




