SIDROLÂNDIA- MS
Avaliação mostra que 39% dos alunos iniciaram o 3⁰ ano analfabetos
O percentual de alunos que entraram analfabetos no 3⁰ ano chegou a 39%, quando pelas projeções pelo MEC só 10% deveriam ter este grau de defasagem na aprendizagem.
Redação/Região News
06 de Julho de 2025 - 20:09

No ano passado, apenas 35% dos alunos das escolas municipais de Sidrolândia terminam alfabetizados o 2⁰ ano do Ensino Fundamental alfabetizados, desempenho abaixo da meta do Ministério da Educação. O percentual de alunos que entraram analfabetos no 3⁰ ano chegou a 39%, quando pelas projeções pelo MEC só 10% deveriam ter este grau de defasagem na aprendizagem.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN
Os alunos que fizeram a prova do SAEMS (Sistema de Avaliação da Educação da Rede Pública de Mato Grosso do Sul) aplicada pela Secretaria de Educação, tiveram média 4,4. Em algumas escolas rurais e indígenas o desempenho dos alunos foi ainda pior. O cenário mais desafiador se apresenta na Escola Vitor Marcelino, na Aldeia Lagoinha, com média 2,1 onde só 7% dos alunos conseguiram se alfabetizar. Um resultado parecido ao apurado em outra escola indígena, a Armando Gabriel, da Aldeia Córrego do Meio, com nota média foi 2,8 e o índice de alfabetização de 7,1%.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook
Na Escola Monteiro Lobato, do Assentamento Capão Bonito II, média 3,1 e 11 % de alfabetização, o melhor resultado, média 5,1 com 28% de alfabetização, foi alcançado pelos estudantes da Escola Pedro Aleixo.
Essas dificuldades de aprendizagem impactam outros indicadores como os índices de reprovação e percentual de alunos atrasados a relação a idade deles. Ano passado, 28% dos alunos do 3⁰ ano deveriam estar no 4⁰ ano. Taxa de distorção idade-série bem acima dos 17,6% que é a média estadual. A taxa de reprovação em Mato Grosso do Sul é de 8,9%. Chega a 18,5% em Sidrolândia, atingindo 22,3% na zona rural.
Na semana passada a Secretaria de Educação publicou o resultado preliminar do desempenho dos alunos das redes municipais de ensino de Mato Grosso do Sul na prova do SAEMS. Como menos de 80% dos alunos fizeram a prova (o índice de participação ficou em 78%), foi atribuída a pior nota entre os 79 municípios, 5,6, que combinado com outros indicadores (o sócio-econômico dentre outros) gerou um IQE (Índice de Qualidade de Ensino) é quase 73% menor que desde ano.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram
Esta queda de desempenho vai trazer perda de receita já que 10% do rateio do ICMS entre os municípios (que ficam com 25% da arrecadação do imposto) corresponde ao ICMS da Educação, que premia com maiores repasses, municípios com melhores indicadores educacionais ano passado o melhor resultado foi alcançado pelos alunos de Taquarussu, que tiveram média 7,5, logo em seguida aparecem os de Antônio João, com 7,4.




