SIDROLÂNDIA- MS
Chuva atrapalha colheita da soja e plantio do milho, além de adiar aulas no Barra Nova
Os travessões de acesso aos assentamentos onde moram os alunos estão intransitáveis, impedindo a passagem do transporte escolar.
Redação/Região News
01 de Março de 2023 - 08:21
As pancadas de chuva que tem caído em várias regiões da zona rural de Sidrolândia estão comprometendo o andamento da colheita de soja, além de retardar o plantio do milho. Na região do Barra Nova, o início das aulas foi suspenso na Escola Ariano Suassuna , que tem 116 alunos . O ano letivo deve começar só na segunda-feira, dia 6. Os travessões de acesso aos assentamentos onde moram os alunos estão intransitáveis, impedindo a passagem do transporte escolar.
O nível do Rio Vacaria subiu muito e chegou a transbordar nas cabeceiras da ponte. Os próprios moradores tomaram a iniciativa de evitar o trajeto. Caminhões ainda estão passando o trajeto. O percurso alternativo aumenta em 30 km a distância até a área urbana de Sidrolândia.
Ainda na manhã desta quarta-feira o secretário de Infraestrutura Carlos Alessandro e o diretor do Departamento de Planejamento, Jonathan Kachorroski, vão vistoriar a ponte que tem de 60 metros, se a estrutura oferece algum risco.
Na região do Capão Bonito a estrada de acesso, onde estão em andamento obras de pavimentação, há um trecho de atolamento onde a empreiteira colocou tubulação para a abertura de uma passagem de gado.
O material de aterramento não resistiu ao peso dos caminhões e será preciso espalhar cascalho. Ontem, terça-feira, um produtor da região teve que deslocar o trator para tirar dois caminhões atolados.
O produtor Wellington Fava não começou a colher os 500 hectares de soja que plantou. Para o presidente do Sindicato Rural, Paulo Stefanello, ano passado, nesta mesma época, 20% do milho estava plantado.