SIDROLÂNDIA- MS
Enquanto Prefeitura prevê abrir ecoponto até quarta-feira, vândalos incendeiam bags deixados nas calçadas
O ato de vandalismo poderia ter terminado em tragédia caso as chamas atingissem a fiação.
Redação/Região News
01 de Dezembro de 2025 - 09:30

A disputa de narrativas entre Prefeitura e moradores sobre a suspensão da coleta de bags ganhou um capítulo perigoso na madrugada desta segunda-feira domingo (1º), quando vândalos incendiaram sacos de resíduos deixados em um trecho do passeio público, bem abaixo da rede de energia elétrica. O ato de vandalismo poderia ter terminado em tragédia caso as chamas atingissem a fiação.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN
Desde outubro, quando a Justiça proibiu o descarte de entulhos, folhas, galhos e objetos inservíveis no aterro sanitário, a Prefeitura suspendeu a coleta regular dos bags. Sem o ecoponto em funcionamento, não há local autorizado para o depósito desse tipo de resíduo.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook
A previsão do Município é abrir o ecoponto, instalado no antigo lixão, a 8 km do centro, até quarta-feira. O local será destinado inicialmente para receber resíduos verdes, como folhas e galhos, além de materiais resultantes de poda e roçagem. Por enquanto, apenas nove prestadores de serviços, basicamente jardineiros, estão autorizados a descartar no espaço, de forma controlada.
A coleta de bags, que era realizada há mais de 20 anos, representa um custo mensal de cerca de R$ 300 mil ao Município. Enquanto o novo ponto de descarte não é aberto, a Prefeitura tem realizado recolhimentos pontuais, apenas quando o acúmulo gera forte pressão de moradores e críticas nas redes sociais.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram
Nas últimas semanas, a administração municipal tem divulgado vídeos orientando a população a não deixar bags na frente das residências, além de explicar a proibição vigente e detalhar quais resíduos poderão ser encaminhados ao ecoponto assim que ele for aberto. A partir desta semana a fiscalização começa a notificar os moradores , etapa que antecederá a aplicação de multa a partir de janeiro.




