Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 5 de Dezembro de 2025

SIDROLÂNDIA- MS

Governo inicia etapa final do asfalto na Serra da Urca, mas rotatória na BR-060 ainda depende de autorização do DNIT

Na semana passada a empreiteira começou a imprimação e aplicação da massa asfáltica nos últimos 500 metros da via vicinal.

Redação/Região News

10 de Agosto de 2025 - 20:44

Governo inicia etapa final do asfalto na Serra da Urca, mas rotatória na BR-060 ainda depende de autorização do DNIT
 A estrada começa perto do Bolicho Seco, serpenteia a Serra da Urca e chega ao distrito de Quebra Coco. Foto: Edno Ribas

Após três anos e nove meses do início das obras — marcadas por sucessivas interrupções que atrasaram o cronograma — a pavimentação da estrada de acesso à região da Serra da Urca, na SD-22, entra na fase final. A estrada começa perto do Bolicho Seco, serpenteia a Serra da Urca e chega ao distrito de Quebra Coco.

✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN

Na semana passada a empreiteira começou a imprimação e aplicação da massa asfáltica nos últimos 500 metros da via vicinal, entre os antigos trilhos da ferrovia e a margem da BR-060. Com essa etapa concluída, restará apenas a construção da rotatória de acesso à rodovia federal, intervenção que depende de autorização do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

Desde o ano passado, está pronto o asfalto de 8,8 quilômetros que atravessa o trecho íngreme na encosta da Serra da Urca — um ponto estratégico para o escoamento da produção de aviários, soja e milho da região.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook 

O produtor Antônio Marcato, que mantém aviários na localidade, comemora. “Mesmo faltando a última etapa do asfalto, a estrada está perfeita. Antes, caminhões não conseguiam subir em períodos de chuva, o que atrapalhava a chegada de insumos e o escoamento”, disse.

O bombeiro militar José Antônio Pereira, dono de uma chácara a 4 km do trecho final, destaca o ganho em segurança. “Com a pavimentação, sinalização e guard rail, o trajeto até a BR-060 ficará muito mais seguro.”

Para o produtor e empresário Sérgio Dias Campos, o “Jacaré”, a obra atende a um pedido antigo. “Desde 1986 a gente reivindicava o corte e rebaixamento da serra. Na época da chuva, ficava intransitável e era preciso desviar por Quebra-Coco ou Terenos. Agora vamos ganhar tempo e dinheiro.”

O produtor Élcio Pereira, o “Mãozinha”, reforça que o trajeto ficou muito mais curto. “Antes eram 60 km para sair das propriedades com grãos ou gado, agora são apenas 14 km. E antes não passava caminhão com mais de 10 toneladas, agora já sobem com 15 toneladas.”

Histórico da obra

✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram

A pavimentação começou em novembro de 2021 e ficou nove meses paralisada. O rebaixamento da Serra da Urca havia sido realizado em 2018, preparando o terreno para o projeto atual. Mais de R$ 24 milhões estão sendo investidos pelo Governo do Estado.