Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 27 de Março de 2025

SIDROLÂNDIA- MS

Hospital vai retomar em março cirurgias do Mais Saúde, Menos Filas com 50 procedimentos/mês

O Hospital Elmíria Silvério Barbosa deve retomar em março os procedimentos cirúrgicos contratualizadas no Programa Mais Saúde, Menos Fila.

Redação/Região News

06 de Fevereiro de 2025 - 13:51

Hospital vai retomar em março cirurgias do Mais Saúde, Menos Filas com 50 procedimentos/mês
Na última terça-feira foram realizadas 95 consultas oftalmológicas. Foto: Divulgação

O Hospital Elmíria Silvério Barbosa deve retomar em março os procedimentos cirúrgicos contratualizadas no Programa Mais Saúde, Menos Fila, com a previsão de realizar 50 cirurgias por dia. Na última terça-feira foram realizadas 95 consultas oftalmológicas com o médico Vitor Montanholi que atendeu pacientes não só de Sidrolândia, mas também de Dourados, Ponta Porã, Jardim, Caracol, Bonito, Batayporã, Ivinhema e Paranhos.

Receba no WhatsApp as notícias do RN

Hospital vai retomar em março cirurgias do Mais Saúde, Menos Filas com 50 procedimentos/mês
Dr. Vitor Montanholi. Foto: Divulgação

As consultas preparam os pacientes diagnosticados com pterígio que precisam de um procedimento para retirar essa "carninha do olho". É uma doença que se caracteriza pelo crescimento de um tecido no canto do olho. Segundo o portal do Programa Mais Saúde, Menos Filas, lançado em 2023, em dois anos o Hospital Elmíria Silvério Barbosa realizou 1.139 cirurgias, ficando em 9⁰ lugar no ranking estadual, que é liderado por Campo Grande (com 8.937 cirurgias).

O desempenho sidrolandense foi pior que o de cidades bem menores em termos de população. Itaquiraí é a 2ª colocada no ranking estadual com 2.608 cirurgias; Santa Rita do Pardo (3ª lugar, com 1.858 ); Costa Rica (1.799) e Cassilândia (1.697).

✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram

Dos  procedimentos realizados em Sidrolândia, 502 foram em 2023 e 637 ano passado, boa parte atendendo pacientes de outras cidades. A Secretaria de Saúde, por conta do embate político entre a Prefeitura e a administração do hospital, não encaminhava os pacientes para serem atendidos aqui mesmo. Muitos pacientes de Sidrolândia fizeram  procedimentos, por exemplo, em Santa Rita do Pardo, cidade de 10 mil habitantes, distante 450 km.

No Hospital Elmíria Silvério Barbosa foram feitas 558 cirurgias oftalmológicas. O número de cirurgias realizadas representa 22,34% dos 5.092 procedimentos que o hospital se habilitou há dois anos. O Governo do Estado, por questões financeiras, desacelerou o andamento do programa em todo o Estado, daí porque, a produção ficou abaixo do planejado.

O resultado também foi bem abaixo do previsto em relação aos exames contratadas pelo programa. Em 2023 o Hospital se habilitou a fazer 12.250 exames, abrangendo tomografia, ressonância e ultrassonografia. Acabaram sendo feitos só 237 exames, apenas a 11ª posição no ranking estadual, atrás de Maracaju (432); Cassilândia (748) e Anastácio (1.541).