SIDROLÂNDIA- MS
Incra transfere atendimento dos candidatos à reforma agrária para a Câmara Municipal
Desde o início do processo, centenas de trabalhadores rurais permanecem em Sidrolândia acompanhando o cadastramento.
Redação/Região News
20 de Julho de 2026 - 08:05

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) transferirá, a partir da próxima semana, o atendimento presencial aos candidatos à reforma agrária do CTG Campos de Vacaria para a Câmara Municipal de Sidrolândia. A mudança ocorre após nove dias de funcionamento no CTG, iniciado em 8 de julho, período em que foram distribuídas mais de 5 mil senhas, mas apenas cerca de 1.200 inscrições foram concluídas.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN
Para acelerar os trabalhos, o Incra ampliou a equipe de atendimento. O número de servidores passará de 11 para 18, com a incorporação gradual de novos atendentes. A expectativa é ampliar a capacidade diária de cadastramentos e reduzir o tempo de espera dos candidatos.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook
Desde o início do processo, centenas de trabalhadores rurais permanecem em Sidrolândia acompanhando o cadastramento. As famílias começaram a chegar ao município no dia 4 de julho e, inicialmente, montaram acampamento em frente à Câmara Municipal. Dois dias depois, foram transferidas para o Parque de Exposições, onde permanecem aguardando o atendimento.
Segundo o diretor de Agricultura Familiar e Reforma Agrária da UGT-MS, Adão de Souza Cruz, o prazo do edital, previsto para encerrar no próximo dia 23, poderá ser prorrogado para garantir que todos os candidatos que receberam senha consigam efetivar a inscrição.''
A concorrência é elevada. Com mais de 5 mil senhas distribuídas para apenas 240 lotes disponíveis, a disputa supera 20 candidatos por vaga. A previsão do Incra é concluir a seleção dos beneficiários em aproximadamente 120 dias após o encerramento das inscrições.
Os contemplados terão acesso aos lotes e poderão solicitar linhas de crédito destinadas à implantação da produção. Conforme as regras dos programas federais de apoio à reforma agrária, os financiamentos podem chegar a R$ 300 mil, conforme a modalidade e o enquadramento de cada beneficiário.
✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram
As vagas estão distribuídas em 160 lotes localizados em oito assentamentos de Sidrolândia Capão Bonito, Eldorado II, Barra Nova, Alambari, Eldorado I, Gibóia, Santa Lúcia e Santa Terezinha e outros 80 lotes em quatro assentamentos de Terenos: Santa Mônica, Nova Querência, Sete de Setembro e Patagônia.
A disponibilização dessas áreas foi possível após alterações na legislação ambiental, que reduziram a exigência de reserva legal em assentamentos consolidados. Com isso, o Incra pôde criar novos lotes dentro de projetos já existentes, sem a necessidade de implantar novos assentamentos.




