Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 5 de Dezembro de 2025

SIDROLÂNDIA- MS

Moradores da Aldeia 10 de Maio enfrentam falta d’água mesmo após perfuração de poço

Hoje, a única água disponível vem de uma mina, onde os moradores instalaram uma bomba para encher baldes e tambores.

Redação/Região News

28 de Setembro de 2025 - 15:57

Moradores da Aldeia 10 de Maio enfrentam falta d’água mesmo após perfuração de poço

As 56 famílias da Aldeia 10 de Maio, nome que remete ao dia em que, há 13 anos, indígenas terena retomaram uma antiga propriedade da família Bacha, convivem com a escassez de água que ameaça diretamente a produção de hortaliças vendida para a merenda escolar, além de ser adquirida pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que doa a famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas no CRAS.

✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN

Moradores da Aldeia 10 de Maio enfrentam falta d’água mesmo após perfuração de poço

Hoje, a única água disponível vem de uma mina, onde os moradores instalaram uma bomba para encher baldes e tambores. A situação se agravou após a água passar a apresentar coloração barrenta e já há relatos de casos de alergia de pele atribuídos ao seu uso para higiene pessoal.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook 

Moradores da Aldeia 10 de Maio enfrentam falta d’água mesmo após perfuração de poço

Na semana passada, a prefeitura perfurou um poço semiartesiano que aparentemente teve uma boa vazão. A medida, em vez de resolver o problema, expôs ainda mais a divisão política da comunidade. O poço foi aberto no quintal do cacique Romatiezier, aliado do prefeito Rodrigo Basso. O grupo liderado pelo cacique Rosalino Fernandes, que apoiou a ex-prefeita Vanda Camilo em sua tentativa de reeleição, contesta a liderança de Romatiezier e acusa a prefeitura de privilegiar apenas uma parte da aldeia.

Segundo Adão Custódio, ex-cacique e liderança ligada ao grupo responsável pelo cultivo de verduras e legumes, a obra não resolve o problema de abastecimento. “Só a perfuração do poço não resolve. É preciso instalar uma rede de distribuição e uma caixa d’água”, afirmou.

A disputa pela gestão do recurso hídrico também ameaça a retomada da horta coletiva. Há pelo menos duas semanas, a produção foi suspensa após o açude utilizado para irrigação secar.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram

"Temos que resolver essa questão política interna. Não é possível que a aldeia tenha dois caciques. Que se faça uma eleição para escolha de um cacique para representar a comunidade", defende Adão Custódio.

Moradores da Aldeia 10 de Maio enfrentam falta d’água mesmo após perfuração de poço

Na última sexta-feira, o presidente da Câmara, Otacir Figueiredo, que também é terena, visitou a aldeia, tomou água na mina, cobrando providências das autoridades municipais para o abastecimento de água para todas as famílias.