Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 5 de Dezembro de 2025

SIDROLÂNDIA- MS

Na posse de Geovane Ferreira, ex-presidente defende distanciamento do PT da gestão municipal comandada pelo PL

Geovane Ferreira assumiu o comando do PT sem necessidade de nova eleição, tendo como principal desafio reunificar a legenda e recuperar a confiança da maioria dos filiados.

Redação/Região News

10 de Agosto de 2025 - 18:59

Na posse de Geovane Ferreira, ex-presidente defende distanciamento do PT da gestão municipal comandada pelo PL

Durante a posse do geógrafo Geovane Ferreira, como presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) realizada na última sexta-feira (8), o ex-presidente estadual da sigla, Vladimir Palmeira, fez um discurso incisivo defendendo o afastamento do partido da administração comandada pelo prefeito Rodrigo Basso, filiado ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN

“Independentemente de manifestações contrárias ou de eventual litígio judicial, a decisão permanece inalterada. O PT precisa reaprender a exercer oposição, sem aproximação subserviente ou condescendente com outras forças políticas”, afirmou Vladimir, em recado interpretado como direcionado a Vadinho e ao grupo que o apoiou. Inconformado com a decisão partidária, o ex-vereador estaria avaliando a possibilidade de recorrer à Justiça na tentativa de reverter a impugnação do registro da ata chapa.

De acordo com informações apuradas pela reportagem, petistas atualmente ocupando cargos comissionados na prefeitura — Antônio Galdino, Patrícia Baba e Josimar Clementino, dentre outros— não tem o referendo nem representam o partido, estão na cota pessoal de nomeações do prefeito em retribuição por terem apoiado a candidatura de Rodrigo Basso embora o partido estivesse formalmente coligado com o arco de alianças que apoio a reeleição da prefeita Vanda Camilo.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook 

Segundo os novos dirigentes do PT sidrolandenses, não haverá uma “caça às bruxas” contra esses filiados agregados na gestão municipal. A vereadora Edilaine Tavares deve adotar uma postura de independência, evitando radicalismos, sem se distanciar dos princípios partidários.

Na semana passada, o novo presidente regional do PT, Vander Loubet, esteve em Sidrolândia para prestigiar a posse da nova coordenadora da Casa da Cidadania, professora Darci Procópio. Numa demonstração de pragmatismo, Vander assumiu o compromisso de destinar uma emenda parlamentar de R$ 2 milhões para a execução da primeira etapa das obras do anel rodoviário do município.

A manifestação de Palmeira é coerente com seu posicionamento no julgamento do recurso de impugnação da chapa de Vadinho.

Ainda sob a presidência dele, a Executiva Estadual impugnou a candidatura do ex-vereador Edvaldo dos Santos — vencedor da eleição interna realizada no último 6 de julho com 63,7% dos votos. A chapa teve o registro cassado por 5 votos a 3, sob acusação de ter recebido o apoio político e até logístico de lideranças do Partido Liberal em Sidrolândia, o que pode ter influenciado no processo eleitoral do partido na cidade. A decisão, tomada com base nos artigos 209 e 211 do Estatuto do PT, foi ratificada pela direção nacional.

Geovane Ferreira assumiu o comando do PT sem necessidade de nova eleição, tendo como principal desafio reunificar a legenda e recuperar a confiança da maioria dos filiados após um processo eleitoral interno marcado por divisões e disputas de bastidores.

Discurso motivacional

✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram

Também esteve presente à posse o superintendente do Patrimônio da União em Mato Grosso do Sul, Thiago Botelho, cotado para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026. Em seu discurso, exaltou a militância no interior:

“Ser petista é ter coragem, e ser petista no interior do estado de Mato Grosso do Sul é ter mais coragem ainda. [...] O PT em Sidrolândia cresceu, fez uma vereadora, vai fazer prefeito, e nós vamos ocupar essa cidade, porque é no interior que o presidente Lula mais faz entrega. [...] Contem comigo, nós vamos regularizar o Jatobá, e quem fez isso foi o PT, foi a vereadora Edilaine, foi a nossa companheira Aletânia. Parabéns, nós vamos regularizar esse Jatobá.”