Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 5 de Dezembro de 2025

SIDROLÂNDIA- MS

Navit do MPMS oferece suporte a pai e filho sobreviventes de tragédia na BR-060

O Navit, tem sido o principal apoio do vendedor Oldiney Centurion Saraiva, 42 anos, e de seu filho de 12 anos após a morte da esposa e de outros três filhos.

Redação/Região News

21 de Agosto de 2025 - 13:44

Navit do MPMS oferece suporte a pai e filho sobreviventes de tragédia na BR-060

O Navit (Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais Violentos), projeto do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), tem sido o principal apoio do vendedor Oldiney Centurion Saraiva, 42 anos, e de seu filho de 12 anos após a morte da esposa e de outros três filhos do casal em um acidente na BR-060, ocorrido em 6 de abril deste ano.

Navit do MPMS oferece suporte a pai e filho sobreviventes de tragédia na BR-060
Drielle Leite Lopes; e os filhos: Helena Leite Saraiva, José Augusto Leite Saraiva e João Lúcio Leite Saraiva, morreram no local do acidente. Foto: Divulgação

O acidente foi provocado por um motorista embriagado, que invadiu a pista contrária. O responsável, David Lopes Queiroz, 29 anos, foi preso e responde por homicídio doloso e tentativa de homicídio.

Desde a tragédia, Oldiney recebe acompanhamento psicológico e psiquiátrico, enquanto o filho conta com atendimento médico domiciliar e auxílio escolar. No acidente, toda a família usava cinto de segurança, e o bebê de quatro meses estava no bebê-conforto, no colo da mãe. Oldiney sobreviveu com cortes, hematomas e perda de memória, enquanto o filho fraturou o maxilar, quebrou duas pernas e o braço. Após 20 dias internado na Santa Casa de Campo Grande, o menino passou por cinco cirurgias e hoje se recupera em casa, ainda acamado com fixadores metálicos.

Além do suporte emocional, o Navit auxiliou a família em questões jurídicas e logísticas, como a interrupção da compra de um imóvel, contratação de profissionais de saúde e locação de equipamentos médicos. “Eles não perguntam ‘o que você precisa’. Eles conversam, ouvem e vão identificando cada demanda”, relata Oldiney.

Criado em 2022, o Navit já realizou 290 atendimentos e atualmente acompanha 105 casos em Campo Grande e Dourados, com expansão prevista para Chapadão do Sul. O núcleo oferece apoio jurídico, psicológico e social a familiares de vítimas de homicídios, feminicídios, tentativas de homicídio e latrocínios, evitando que famílias sejam revitimizadas.