Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 5 de Dezembro de 2025

SIDROLÂNDIA- MS

Posto de Identificação mudará de endereço e prédio atual abrigará banco de sangue

Atualmente instalado em um prédio vizinho ao Hospital Elmíria Silvério Barbosa, o serviço passará a funcionar em uma casa alugada.

Redação/Região News

28 de Outubro de 2025 - 09:59

Posto de Identificação mudará de endereço e prédio atual abrigará banco de sangue
Posto de Identificação de Sidrolândia. Foto: Leone Marcos/Região News

O Posto de Identificação de Sidrolândia deve mudar de endereço ainda neste mês. Atualmente instalado em um prédio vizinho ao Hospital Elmíria Silvério Barbosa, o serviço passará a funcionar em uma casa alugada na Rua São Paulo, esquina com a Rua Goiás.

 Receba no WhatsApp as notícias do RN

O prédio atual, inaugurado há 27 anos para abrigar o Instituto Médico Legal (IML), será reformado e adaptado para sediar o banco de sangue do hospital. A estrutura foi construída com recursos do Governo do Estado e inaugurada em dezembro de 1998, mas o terreno nunca chegou a ser desmembrado da área pertencente ao hospital, que solicitou a devolução do imóvel.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook 

Nos próximos dias, técnicos da Coordenadoria Geral de Perícias virão a Sidrolândia para avaliar o novo prédio e definir o projeto de cabeamento necessário para a instalação da base de dados. Durante o processo de mudança, a emissão de carteiras de identidade ficará suspensa por pelo menos 60 dias, até que todo o sistema seja reinstalado e testado.

Segundo a diretora administrativa do Hospital Elmíria Silvério Barbosa, Amanda Basso, o prédio será transformado em uma agência transfusional, estrutura classificada pelo Hemosul como um ponto de armazenamento de bolsas de sangue e realização de triagem rápida — e não um ponto de coleta.

“O plano é montar a agência transfusional. Estamos em contato com o Hemosul para avaliar a viabilidade. Sidrolândia não possui banco de sangue atualmente; quando precisamos, buscamos as bolsas em Campo Grande”, explicou Amanda Basso.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram

Para o funcionamento da agência, serão necessários equipamentos laboratoriais básicos, como centrífuga, banho-maria, freezer de -30°C, geladeira convencional e uma câmara para armazenamento de bolsas. O prédio também passará por adequações estruturais e contará com profissionais com experiência em banco de sangue.