Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 5 de Dezembro de 2025

SIDROLÂNDIA- MS

Prefeitura de Sidrolândia licencia dois ecopontos para descarte de galhos e entulhos

Os locais não terão mais os tradicionais bags, cujo uso foi proibido pelo Ministério Público.

Redação/Região News

05 de Novembro de 2025 - 13:00

Prefeitura de Sidrolândia licencia dois ecopontos para descarte de galhos e entulhos
O Vereador Gabriel Autocar convocou uma reunião com os secretários de Infraestrutura, Enelvo Felini, e de Meio Ambiente, Enelvo Felini Júnior. Foto: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Sidrolândia está licenciando duas áreas para implantação de ecopontos, onde os moradores poderão descartar até 1 metro cúbico de galhos e entulhos por vez. Os locais não terão mais os tradicionais bags, cujo uso foi proibido pelo Ministério Público.

✅ Receba no WhatsApp as notícias do RN

As áreas em processo de licenciamento ficam ao lado da fábrica de ração da JBS e no antigo transbordo de lixo, próximo à empresa Solos, com extensão entre um e dois hectares cada.

Na segunda-feira (3), o vereador Gabriel Autocar convocou uma reunião com os secretários de Infraestrutura, Enelvo Felini, e de Meio Ambiente, Enelvo Felini Júnior, para discutir a destinação dos resíduos. O encontro contou com a presença dos vereadores Lê da Obra, Márcio Kabeça, Adavilton Brandão, Zotti e Cledinaldo Cotocio, além das vereadoras Joana Michalski, Carol Terra e Shirlei Pigosso Basso.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Facebook 

Durante a reunião, os secretários confirmaram que o recolhimento dos bags permanece suspenso desde que a empresa Elite Max, responsável pelo serviço, foi notificada em 2021 para se adequar às normas ambientais. A situação se agravou no mês passado, quando o Tribunal de Justiça proibiu a Elite Max de receber no aterro sanitário entulhos, bags e objetos inservíveis, paralisando totalmente o recolhimento desse tipo de material.

Enquanto o impasse não se resolve, muitos moradores têm colocado os bags em frente às residências, gerando acúmulo de entulho nas ruas. Atualmente, o descarte custa R$ 30,00 por metro cúbico, mais R$ 350,00 caso seja necessário alugar a caçamba para transporte.

Os secretários também reforçaram que, até o momento, não há uma solução imediata, pois o município ainda não possui local licenciado para o descarte. Enelvo Felini Júnior destacou que, enquanto os ecopontos não forem liberados, os moradores não devem colocar bags nas ruas e devem aguardar novas orientações.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram

O encontro destacou a preocupação do Legislativo e do Executivo com o impacto ambiental do descarte irregular e a necessidade de soluções sustentáveis. A expectativa é que o licenciamento das duas áreas seja concluído nos próximos dias, permitindo o início do funcionamento dos ecopontos.