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SIDROLÂNDIA- MS

Prefeitura planeja 1⁰ braço do anel a partir de rotária na MS-162 em frente da Cooperativa Lar

Pelo projeto apresentado nesta terça-feira ao governador Eduardo Riedel, o ponto de partida deste primeiro braço do contorno será a rotatória na MS-162.

Redação/Região News

24 de Junho de 2025 - 16:13

Prefeitura planeja 1⁰ braço do anel a partir de rotária na MS-162 em frente da Cooperativa Lar
O investimento previsto é de R$ 11 milhões numa extensão de 4,3 km. Foto: Divulgação

A Prefeitura resolveu adotar um novo traçado do trecho inicial do anel rodoviário de Sidrolândia. O investimento previsto é de R$ 11 milhões numa extensão de 4,3 km. Pelo projeto apresentado nesta terça-feira ao governador Eduardo Riedel, o ponto de partida deste primeiro braço do contorno será a rotatória na MS-162, em frente ao complexo de armazenagem da Cooperativa Lar, se estendendo por 2,3 km até às proximidades da lagoa de decantação da Estação de Tratamento de Esgoto, onde haverá uma rotatória para a continuidade do segundo braço do anel que atravessará o Rio São Bento, seguindo até atingir a BR- 060 perto do Complexo Industrial da Inpasa.

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A partir desta rotatória serão feitos mais 2 quilômetros de asfalto até o portão de acesso ao estacionamento das carretas do Frigorífico Balbinos. A Prefeitura será responsável pela compra ou desapropriação do novo traçado projetado, abrir a pista, ficando a Agesul responsável pela pavimentação.

Segundo um dos engenheiros que trabalharam na elaboração do projeto, o traçado deste trecho do anel a partir de uma pista aberta inicialmente em 2016, alguns quilômetros adiante da rotatória da Cooperativa Lar exigiria investimento na construção de um piscinão para reter a enxurrada que desse da rodovia, além da construção de uma rotária.

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A abertura desse acesso vem sendo discutida desde 2014, quando dois produtores rurais doaram 13 hectares ao município para criação de uma avenida de duas pistas, planejada para desviar o tráfego de caminhões e carretas do centro da cidade. Contudo, o projeto enfrentou dificuldades financeiras e burocráticas.

Em 2021, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente chegou a notificar a Agesul pela falta de um projeto de drenagem que resolvesse a destinação final da enxurrada que atravessa o bueiro construído na MS-162, no trecho de 700 metros duplicado até o complexo de armazenagem da Cooperativa LAR, concluído em maio de 2019.

Prefeitura planeja 1⁰ braço do anel a partir de rotária na MS-162 em frente da Cooperativa Lar
Valeta margeando a estrada aberta para servir de acesso ao Frigorífico Balbinos por onde escoa as águas pluviais.

Ao invés de tubulação, foi feita uma valeta margeando a estrada aberta para servir de acesso ao Frigorífico Balbinos, por onde escoa as águas pluviais. No entendimento dos técnicos da Secretaria seria necessário um dissipador de energia para reduzir a velocidade da enxurrada e até mesmo uma bacia de retenção ocupando parte da área da lavoura, para evitar o surgimento no futuro de um processo erosivo.

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O custo estimado do projeto de drenagem era de R$ 800 mil, além da necessidade de desapropriação ou doação de 5 hectares para a construção do piscinão. O acesso foi finalmente aberto em 2020 pela Agesul, mas permaneceu inutilizado por um ano devido à ausência de licenciamento ambiental para a construção de uma travessia sobre o Córrego Água Azul.

O licenciamento foi concedido em 2021, quando a tubulação necessária foi instalada. Além de retirar do centro da cidade o fluxo de carretas que entram e saem do Frigorífico Balbinos, o novo acesso atenderá áreas destinadas à instalação de empresas e projetos habitacionais, incluindo a construção planejada de 230 casas e um loteamento.