SIDROLÂNDIA- MS
Riedel confirma licitação do primeiro trecho do anel viário de Sidrolândia e prevê duplicação da BR-060 só após 2026
O governador Eduardo Riedel confirmou, que o Governo do Estado vai licitar ainda durante sua gestão o primeiro trecho do anel viário de Sidrolândia, com extensão de 5 quilômetros.
Redação/Região News
03 de Agosto de 2025 - 13:02

O governador Eduardo Riedel confirmou, em entrevista ao Região News, que o Governo do Estado vai licitar ainda durante sua gestão o primeiro trecho do anel viário de Sidrolândia, com extensão de 5 quilômetros, mas admitiu que não conseguirá entregar a obra nesta sua gestão que termina em 31 de dezembro de 2026.
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"Acredito que conseguiremos pelo menos iniciar a pavimentação", reconheceu.
Esse braço inicial do anel ligará a MS-162, na altura da rotatória do complexo de armazenagem da Coamo, ao pátio de estacionamento de carretas do Frigorífico Balbinos.

A obra está sendo planejada para retirar da área central de Sidrolândia os caminhões boiadeiros e os de câmaras frigoríficas que transportam gado vivo e a produção da indústria, trazendo mais segurança e fluidez ao trânsito urbano. Além disso, a obra permitirá a entrada em operação da sala de desossa do Frigorífico Balbinos, pronta há 4 anos que assim que começar a operar vai gerar 300 empregos diretos e abrir o mercado externo para a produção da unidade.
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Segundo Riedel, caberá à Prefeitura de Sidrolândia executar as desapropriações e implantar o traçado do anel, enquanto o Governo do Estado será responsável pela pavimentação.
O projeto integral, orçado em mais de R$ 40 milhões, prevê a interligação da MS-162 (saída para Maracaju) à BR-060 (saída para Campo Grande), criando um novo eixo logístico e desafogando o tráfego pesado do perímetro urbano.
Duplicação da BR-060 deve sair do papel só a partir de 2027
Sobre a duplicação da BR-060, no trecho entre Sidrolândia e Campo Grande, o governador informou que o projeto executivo ainda está em fase de licitação pelo DNIT e deve ficar pronto até agosto de 2026. O custo estimado do projeto é de mais de R$ 6 milhões.
“Depois do projeto pronto, como se trata de uma rodovia administrada pelo DNIT, o grande desafio será sensibilizar o Governo Federal a executar a obra. Como 2026 é ano eleitoral, realisticamente só a partir de 2027 o projeto deve caminhar”, avaliou Riedel.
A duplicação não deve abranger toda a extensão do trajeto de 53 quilômetros entre as duas cidades. Segundo engenheiros da Agesul ouvidos pela reportagem, o mais provável é que o estudo técnico recomende terceiras faixas em trechos críticos, além de duplicações pontuais.
O projeto deve propor a duplicação, saindo de Campo Grande, a partir da rotatória do macro anel, passando pelo viaduto de acesso ao frigorífico da JBS, e no sentido contrário, desde o cruzamento das avenidas Dorvalino dos Santos com Aquidaban, no centro de Sidrolândia, até o trevo da MS-258, passando pelas áreas industriais da Inpasa e JBS.
Asfaltamento da Estrada da Gameleira ficará para o próximo governo
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Outra obra de grande importância para a infraestrutura regional — o asfaltamento da MS-455, conhecida como Estrada da Gameleira — não será executado na atual gestão. O projeto executivo já está contratado e contempla a ligação entre o Distrito de Capão Seco e passando pela Estrada Municipal Adão Claro a BR-267, na divisa de Maracaju com Rio Brilhante.
A proposta também é conectar a Gameleira à MS-274, que entra no Distrito de Prudêncio Thomaz (em Rio Brilhante), atravessa Deodápolis e chega à BR-267 em Nova Alvorada do Sul. A nova rota criará um eixo logístico alternativo à BR-163 para o escoamento da produção agroindustrial com destino a São Paulo, via Bataguassu.
“O projeto vai ficar pronto, mas a execução da obra ficará para o próximo governador, pois nosso orçamento está totalmente comprometido com obras em andamento”, justificou Riedel.
Segundo o governador, a ideia é formar uma malha asfaltada que atenda regiões produtoras de grãos e cana-de-açúcar, como Maracaju, Sidrolândia, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Deodápolis.




