Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 23 de Março de 2025

SIDROLÂNDIA- MS

Saúde vai abrir postos no sábado para dia 'D' da vacinação contra dengue

Desde que a vacina foi disponibilizada para este público, houve a aplicação de 1.567 doses, uma cobertura vacinal de 42%, bem abaixo da meta do Ministério da Saúde

Redação/Região News

13 de Fevereiro de 2025 - 13:54

Saúde vai abrir postos no sábado para dia 'D' da vacinação contra dengue
A vacina estará disponível nos postos de saúde da área urbana (das 7 às 16h30) e na aldeia (08h00 às 11 horas). Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde promove no próximo sábado, 15 de fevereiro, o dia "D" da vacinação contra dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A vacina estará disponível nos postos de saúde da área urbana (das 7 às 16h30) e na aldeia (08h00 às 11 horas).

Receba no WhatsApp as notícias do RN

Desde que a vacina foi disponibilizada para este público, houve a aplicação de 1.567 doses, uma cobertura vacinal de 42%, bem abaixo da meta do Ministério da Saúde, que é a imunização de 90% do público-alvo.

A campanha iniciada em 27 de janeiro, se estenderá até o próximo dia 25.''

O ciclo de imunização se completa com duas doses, com intervalo de 3 meses entre as doses. A vacina está disponível em todas as unidades, com horário estendido até às 21 horas na ESF Central de segunda a sexta-feira, (em frente ao Banco do Brasil). É preciso levar a caderneta de vacinação e o Cartão Nacional do SUS.

A vacina previne casos graves de dengue. De acordo com a nota técnica, a vacina da dengue foi autorizada para uso no Brasil em 2023 pela Anvisa, após uma rigorosa avaliação da sua eficácia, segurança e custo-efetividade, no SUS ela foi introduzida em dezembro de 2023. É uma vacina tetravalente, ou seja, previne contra 4 sorotipos do vírus da dengue circulante.

Quem já teve dengue pode tomar a vacina?

Quem já teve dengue também deve se vacinar para evitar nova infecção ou, em caso de contágio, sintomas mais leves. Além disso, nessas pessoas, é esperada uma resposta melhor ao imunizante.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram

A recomendação para quem teve dengue recentemente é aguardar seis meses para tomar a vacina. Quem for diagnosticado com a doença no intervalo entre as doses deve manter o esquema vacinal, desde que o prazo não seja inferior a 30 dias em relação ao início dos sintomas.

Qual é a eficácia da vacina Qdenga?

De acordo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), a Qdenga demonstrou ser eficaz contra o DENV-1 em 69,8% dos casos; contra o DENV-2 em 95,1%; e contra o DENV-3 em 48,9%.

Durante o estudo, o DENV-4 não pôde ser avaliado porque havia poucos casos de dengue causados por esse sorotipo. Foi comprovada também a eficácia nos casos de hospitalizações por “dengue confirmada laboratorialmente, com proteção geral de 84,1%, com estimativas semelhantes entre soropositivos (85,9%) e soronegativos (79,3%)”, explica a SBim.

Quais são as contraindicações? 

As contraindicações da Qdenga são as mesmas para as vacinas feitas a partir de vírus vivo, ou seja, não deve ser tomada por gestantes e lactantes e pessoas com imunodeficiência.

A Qdenga não é o primeiro imunizante desenvolvido para evitar a dengue. Já houve uma vacina aprovada anteriormente, a Dengvaxia, do laboratório francês Sanofi- Pasteur, mas, ela só pode ser utilizada por aqueles que já tiveram dengue, sendo contraindicada para pessoas que nunca tiveram contato com o vírus. Por essa razão, ela não foi incorporada ao SUS.