Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 6 de Dezembro de 2025

SIDROLÂNDIA- MS

Sem ônibus das terceirizadas, muitos alunos da zona rural faltam no 1⁰ dia de aula

Na Escola Estadual Paulo Firmo, no Assentamento Eldorado, dos 80 alunos matriculados no período matutino, apenas 10 estavam em sala de aula.

Redação/Região News

17 de Fevereiro de 2025 - 14:32

Sem ônibus das terceirizadas, muitos alunos da zona rural faltam no 1⁰ dia de aula
Transporte escolar. Foto: Bruno Rezende

O primeiro dia de aulas nas escolas estaduais localizadas na zona rural de Sidrolândia nesta segunda-feira foi dificultado pela falta do transporte escolar feito por empresas terceirizadas que também transportam estudantes do município.

Receba no WhatsApp as notícias do RN

Na Escola Estadual Paulo Firmo, no Assentamento Eldorado, dos 80 alunos matriculados no período matutino, apenas 10 estavam em sala de aula. A Prefeitura só disponibilizou dois ônibus e prometeu que ainda nesta semana colocará 7 veículos em circulação.

Com o descasamento do início do calendário escolar (as aulas da rede estadual começaram hoje e a do município, dia 10 de março), por medida de economia, a Prefeitura adiou para o mês que vem, quando voltam as aulas no município, a entrada em operação das terceirizadas que são responsáveis por 80 linhas.

✅ Clique aqui para seguir o RN no Instagram

Pelo menos 20 alunos residentes na agrovila do Capão Seco levantaram cedo, se arrumaram e esperaram até às 7 horas da manhã pela passagem do ônibus. Como o ônibus não apareceu, tiveram de voltar pra casa.

Indignado, o pai de um aluno do 3⁰ ano do Ensino Médio, Cláudio Moreira, gravou um vídeo cobrando providências do secretário de Educação e do prefeito Rodrigo Basso.''

A Educação precisa estar em primeiro lugar. O prefeito tomou posse dia de 1⁰ de janeiro, mas está no Paço Municipal, praticamente desde outubro, logo após a eleição, quando começou a transição. Teve tempo, portanto, de tomar conhecimento dos problemas e adotar providências como resolvê-los", afirma o morador.

Cláudio recebeu a promessa do secretário Villi Marcos Tognon de que no máximo até quarta-feira os 4 ônibus que atendem a região estarão circulando. Se até lá a situação não for resolvida, ele promete mobilizar a população em protesto. A escola fica a 12 quilômetros da agrovila. Na Escola Vespasiano Martins, no Distrito de Quebra Coco, também foram disponibilizados dois ônibus.