Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 20 de Junho de 2025

SIDROLÂNDIA- MS

Senadora promete emenda de R$ 3 milhões para custear projeto do anel viário

O prefeito abandonou a ideia inicial de construir o anel a partir de um trecho da MS-162 próximo ao complexo de armazenagem da Cooperativa Lar.

Redação

12 de Maio de 2025 - 19:42

Senadora promete emenda de R$ 3 milhões para custear projeto do anel viário
Prefeito Rodrigo Basso e senadora Soraya Thronike. Foto: Divulgação.

A senadora Soraya Thronike, que se reuniu nesta segunda-feira com o prefeito Rodrigo Basso, se comprometeu destinar emenda parlamentar para Sidrolândia no valor R$ 3 milhões para custear os projetos preliminares do anel rodoviário e de uma faixa de domínio reservada ao traçado de contorno rodoferroviário que terá de ser construído caso os trens voltem a circular.

A intenção é permutar este traçado com a  Rumo (detentora da concessão) para viabilizar a transformação do traçado atual dos trilhos numa orla. A construção do anel rodoviário deve custar R$ 40 milhões, recurso que a Prefeitura não tem, daí a necessidade de parcerias com os governo do Estado e a União, além da bancada de federal para viabilização de recursos via emendas. O deputado federal Vander Loubet já anunciou a destinação de R$ 2 milhões.

O anel está sendo planejado com 15 km de extensão, ligando a MS-162, na altura do Assentamento Santa Lúcia, a BR-060 logo após a entrada da Inpasa. O prefeito abandonou a ideia inicial de construir o anel a partir de um trecho da MS-162 próximo ao complexo de armazenagem da Cooperativa Lar, onde desde 2014 a Prefeitura tem uma área de 5 hectares para abrir uma rua de acesso ao Frigorífico Balbinos.

O projeto será rendimensionado para a construção de contorno rodoferroviário para viabilizar a retirada dos trilhos do perímetro urbano e a urbanização da antiga esplanada ferroviária com a regularização do Jatobá, uma ocupação onde hoje moram 553 famílias.

Entrevistado pela reportagem do Região News,  o engenheiro que está dando consultoria à Prefeitura na elaboração do anel, explicou que o anel rodoviário é uma obra complexa,  envolvendo licenciamento ambiental, o aval da Agesul e do DNIT porque impactará uma rodovia estadual (a MS-162) e outra federal (a BR-060). O prefeito vai negociar com os proprietários das fazendas para tentar garantir  a doação das faixas terra por onde está previsto o traçado do anel e com isto reduzir os custos com o pagamento de indenização com possíveis desapropriações.