Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Economia

Argentina quer estreitar relações comerciais com MS

A intenção do Executivo estadual é incentivar a industrialização do minério e exportar aço para o mercado externo

Conjuntura Online

25 de Novembro de 2010 - 07:57

O governador de Mato Grosso do Sul André Puccinelli(PMDB) recebeu ontem (24), a visita da cônsul da Argentina em São Paulo, Teresita Gonzáles Días, acompanhada de outros representantes do seu país, que vieram a Campo Grande para estreitar as relações bilaterais comerciais, turísticas e culturais.

“Temos pouco comércio, pouco investimento e parcerias. É como se estivéssemos longe demais”, resumiu a cônsul, referindo-se às relações comerciais entre o estado sul-mato-grossense e o país platino. “As parcerias melhoram o relacionamento e abrem novas portas”, acredita Teresita. A cônsul esteve acompanhada de seu adjunto, Luiz Hernán Albero, da diretora-geral do Banco de la Nación, Silvia Gerlin e do diretor-geral do Banco de la Província de Buenos Aires, Guilermo Lemmo.

O governador André Puccinelli se mostrou interessado em fomentar os negócios envolvendo minério, grãos, carne, madeira e setor sucroalcooleiro, além do incentivo ao turismo entre Mato Grosso do Sul e Argentina. Puccinelli destacou os projetos de infraestrutura do governo que vão alavancar o desenvolvimento socioeconômico do Estado como pavimentação de rodovias, construção da linha de energia de 230 kV - que vai interligar Mato Grosso do Sul ao Sistema Integrado Nacional de Energia -, a construção do terminal intermodal de Campo Grande e a homologação e reforma de aeroportos.

André ressaltou também o aumento do número de usinas de álcool e etanol de 11 para 26 industrias até o fim deste ano, as fábricas de celulose de Três Lagoas e lembrou da localização estratégica da Capital, que foi escolhida para sediar um dos três batalhões do Exército que serão construídos no País, além dos Estados do Amazonas e São Paulo.

Os representantes do país platino demonstraram interesse na exportação de maquinários agrícolas e para construção. “O comércio foi importante para os dois países durante a crise”, lembrou a diplomata, referindo-se à recente crise financeira mundial. A Argentina é o maior comprador de produtos manufaturados de alto valor agregado do Brasil, mas com o Estado sul-mato-grossense o comércio ainda é pouco fomentado. Uma empresa argentina da província do Chaco importa minério de ferro de Corumbá. A intenção do Executivo estadual é incentivar a industrialização do minério e exportar aço para o mercado externo.