Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Economia

Chuva da trégua e produtores aceleram a colheita em Fátima do Sul

Fátima News

26 de Fevereiro de 2011 - 10:44

Produtores de Fátima do Sul já começaram a colher a soja e estão com boas expectativas de rendimento. Mesmo com o longo período de chuvas, que acabou atrasando a colheita, as perdas não deve ser significativas.

A expectativa para os próximos dias é de clima muito bom propicio para a colheita. Os produtores esperam, nesta safra, uma média acima dos índices de rendimento apresentados pelos prognósticos para Mato Grosso do Sul.


De acordo com estimativas do engenheiro agrônomo, Ângelo Ximenes, a região da Grande Dourados não devem ter rendimento médio abaixo de 3.180 kg/ha, número superior do apresentado na estimativa do IBGE (2.900 kg/ha) e da Conab (3.050 kg/ha) para o Estado.


Mesmo sem grandes perdas, as lavouras acabaram um pouco prejudicadas com o excesso de chuva de fevereiro. A semeadura do milho safrinha, por exemplo, está atrasada. Por enquanto, a previsão é de que o tempo colabore com a colheita, que deve seguir até o meio de março. Se isso se confirmar, os produtores terão muitos motivos para comemorar os resultados da safra de soja 2010/11, afirmam os especialistas.

SUPER SAFRA

A chuva que preocupou na colheita também foi aliada durante o plantio de soja. As precipitações vieram na dose certa durante a germinação das sementes e no desenvolvimento da planta nesta safra.

Com isso, a expectativa é de que a região da Grande Dourados tenha resultados positivos na safra de verão e que os produtores tenham um ótimo lucro, por conta dos preços elevados até as vésperas da colheita.

De acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) a produção de soja nesta safra deve ser 7,1% superior à safra passada, saltando de 5,3 milhões de toneladas para 5,6 milhões em MS. A área plantada também aumentou de 1,71 milhão para 1,86 milhão, um acréscimo de 8,9%.

Levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que produção de soja na safra 2010/11 deve chegar a 5,08 milhões de toneladas plantadas em uma área de 1,75 milhão de hectares.