Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 15 de Fevereiro de 2026

ECONOMIA

Comércio varejista de MS registra crescimento de 2,1% no volume de vendas

Quando observado o indicador volume de vendas, o Estado ficou em sexto lugar dentre as 11 Unidades da Federação

Correio do Estado

15 de Outubro de 2014 - 13:25

Em agosto deste ano, comércio varejista de Mato Grosso do Sul teve crescimento de 2,1% no volume de vendas e de 9,3% na receita nominal, superando os índices do mês anterior, respectivamente de 0,4% e 7,6%, conforme dados da Pesquisa Mensal de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas hoje (15). Quando observado o indicador volume de vendas, o Estado ficou em sexto lugar dentre as 11 Unidades da Federação que apresentaram crescimento na pesquisa do IBGE. No ano, o volume acumulado de vendas em MS é de 4,3% e nos últimos 12 meses, chega a 6,3%.

As médias sul-mato-grossenses também ultrapassam os índices nacionais. De acordo com a pesquisa do IBGE, o comércio varejista do país teve alta de 1,1% no volume de vendas e de 1,3% na receita nominal, após dois meses de quedas nos dois indicadores. 

Nos resultados de agosto sobre o mês anterior, oito das dez atividades pesquisadas apresentaram variações positivas no volume de vendas no Brasil: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (7,5%); tecidos, vestuário e calçados (3,2%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (2,5%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%); combustíveis e lubrificantes (1,4%); móveis e eletrodomésticos (1,3%); livros, jornais, revistas e papelaria (0,9%); material de construção (0,2%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%) e veículos e motos, partes e peças (-2,5%).