ECONOMIA
Confiança do consumidor atinge maior patamar em quase 2 anos
Em outubro, índice da FGV bateu maior nível desde dezembro de 2014. Aumento foi mais expressivo entre consumidores de renda mais baixa.
G1
26 de Outubro de 2016 - 09:00
A confiança do consumidor subiu pelo sexto mês seguido e atingiu em outubro o maior nível em quase dois anos, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (26) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Segundo a pesquisa, o índice que mede a confiança dos consumidores atingiu 86,6 pontos no mês, uma alta de 1,8 pontos em relação a outubro de 2015. É o maior patamar desde dezembro de 2014.
A recuperação da confiança dos consumidores continua a ser comandada pelas expectativas, disse em nota Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da sondagem do consumidor.
Apesar da tendência ainda declinante do mercado de trabalho, as perspectivas de desaceleração da inflação e de queda das taxas de juros parecem contribuir para previsões menos pessimistas em relação à evolução das finanças familiares e para as perspectivas de compras de duráveis no curto prazo.
O levantamento aponta recuperação da confiança entre os consumidores de todas as faixas de renda, mas, entre os que têm menor poder aquisitivo, a alta foi mais expressiva.




