Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Economia

Demanda ainda fraca reduz os preços do etanol na usina

De acordo com a Fitch, as companhias do segmento têm enfrentado dificuldades para obter capital de giro e cana-de-açúcar de terceiros

Valor Econômico

27 de Outubro de 2014 - 16:00

Os preços do etanol hidratado, que é usado diretamente no tanque dos veículos, recuaram na última semana nas usinas em São Paulo. O indicador Cepea/Esalq para o biocombustível recuou 0,72% no intervalo entre os dias 20 a 24 deste mês na comparação com o período entre 13 e 17 de outubro, para R$ 1,1356 o litro.

A demanda pelo biocombustível ainda está abaixo do esperado pelas usinas, apesar dos preços convidativos do etanol nos postos e do lançamento pelo setor sucroalcooleiro de mais uma campanha de publicidade para estimular o consumo.

Os preços baixos do etanol e do açúcar, somados ao pedido de recuperação judicial da Aralco e o anúncio da Virgolino de Oliveira de que considera reestruturar suas dívidas, elevaram o risco sistêmico do segmento sucroalcooleiro. Diante disso, a agência de classificação de risco Fitch colocou em observação negativa as notas de crédito de Biosev, Jalles Machado, Tonon Bioenergia e USJ Açúcar e Álcool, o que implica revisão para possível rebaixamento.

De acordo com a Fitch, as companhias do segmento têm enfrentado dificuldades para obter capital de giro e cana-de-açúcar de terceiros. A agência de classificação de risco espera ainda a continuidade da pressão no fluxo de caixa e na liquidez dessas empresas nos próximos 12 meses.