Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Economia

Indústria estadual prevê expansão nas vendas, contratações e exportações

A Sondagem Industrial feita pelo Radar da Fiems também revela que o Índice de Confiança do Industrial em fevereiro de 2011 foi de otimismo

Daniel Pedra

01 de Março de 2011 - 09:37

A expectativa da indústria de Mato Grosso do Sul para os próximos seis meses de 2011 é a melhor possível com os empresários do setor demonstrando otimismo com relação às vendas dos seus produtos, às aquisições de matérias-primas, às exportações e às contratações de funcionários. Os dados são da Sondagem Industrial realizada mensalmente pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas do Estado para mostrar a evolução da produção, utilização da capacidade instalada, estoque de produtos finais, compras de matérias primas e as expectativas dos empresários.

 

Segundo o levantamento do Radar da Fiems, quanto às expectativas para a demanda por seus produtos nos próximos seis meses, os industriais sul-mato-grossenses mostraram-se otimistas, com o indicador alcançando a marca de 60,4 pontos. Comportamentos similares foram verificados quanto ao número de empregados, com 53,3 pontos, compras de matérias-primas, com 58,1 pontos, e quantidade exportada, com 64,4 pontos. “Nos quatro casos, indicadores acima dos 50 pontos significam a ocorrência de expectativas positivas para os próximos seis meses”, traz a Sondagem Industrial.

 

Além disso, o Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul (ICEI/MS) alcançou no mês de fevereiro o equivalente 60,4 pontos, ou seja, resultado 1,2% superior a média histórica nacional para o período, que é 59,7 pontos. O destaque em Mato Grosso do Sul ficou por conta da manutenção da elevada confiança dos empresários industriais em relação ao comportamento esperado para as economias brasileira, sul-mato-grossense e das condições de desempenho da própria empresa, que apresentaram índices de equivalentes a 62,8, 65,2 e 62,8 pontos, respectivamente.

 

Normalidade

 

Ainda conforme o Radar da Fiems, a atividade industrial iniciou 2011 em ritmo moderado, repetindo o mesmo comportamento de janeiro do ano passado devido a reflexo da desaceleração que sazonalmente ocorre após a intensificação das atividades produtivas de fim de ano. O índice da produção industrial, comparado com o mês anterior, ficou em 39,5 pontos e, adicionalmente, a freqüência de respostas quanto ao comportamento da produção industrial apresentou a seguinte distribuição: elevação acentuada 3%, elevação moderada 18%, queda acentuada 12%, queda moderada 21% e estabilidade 46%.

 

Quanto à utilização da capacidade instalada, em janeiro, o índice alcançou a marca de 34,5 pontos, o que, em síntese, sinaliza que o uso das máquinas e equipamentos instalados nas plantas industriais pesquisadas em Mato Grosso do Sul foi inferior aquilo que é tido como usual para o mês. A freqüência das respostas quanto à utilização da capacidade instalada, em relação ao que é tido como usual para o período, apresentou a seguinte distribuição: muito acima do usual 0%, acima do usual 6%, muito abaixo do usual 12%, abaixo do usual 24% e igual ao usual 58%.

 

Já o índice referente ao estoque de produtos finalizados, no mês de janeiro, ficou em 49,2 pontos, indicando, deste modo, que a quantidade de produtos finalizados ao fim do mês, esteve dentro daquilo que foi planejado ou desejado pelos respondentes. Neste caso, o indicativo de adequação entre os estoques planejados e o resultado apurado ao fim do mês ocorre quando o índice fica em torno dos 50 pontos. No caso da freqüência das respostas quanto ao nível de estoque observado ao final do mês, apresentou a seguinte distribuição: muito acima do nível planejado 0%, moderadamente acima 7%, muito abaixo 0%, abaixo 19% e igual ao nível planejado ou esperado 74%.