ECONOMIA
Saiba qual é o risco de comprar com financiamento a longo prazo
Independentemente se a compra tem muitas ou poucas parcelas ou se a inflação está alta ou baixa, o importante é ter sempre em mente a educação financeira
G1 MS
14 de Maio de 2014 - 10:30
Orçamento doméstico apertado, contas na ponta do lápis. Essa tem sido a rotina de muitos brasileiros. Reportagem da Enquete da Semana do Bom Dia MS, exibida nesta quarta-feira (14), mostrou qual é o risco de comprar com financiamentos a longo prazo.
Segundo o economista Roberto Monteiro, o segredo para evitar dor de cabeça é controlar o orçamento mensal. Verificar a renda e o que se tem de reserva financeira antes de fechar um negócio a longo prazo e garantir prestações menos pesadas são as principais recomendações. Isso porque as parcelas de um financiamento não mudam, são fixas, mas os preços dos produtos essenciais, como alimentos, variam de acordo com a inflação.
A dica do economista é esperar o momento certo para fazer a compra parcelada, evitando ter uma dívida por muito tempo. Quando quiser comprar um carro, por exemplo, evite o financiamento de 100% do valor veículo. Dê uma entrada e diminua as parcelas. Ainda segundo Monteiro, a inflação no Brasil está instável, mas não fora de controle. O Banco Central tem trabalhado para evitar que isso aconteça. Mesmo assim, a precaução é necessária.
Independentemente se a compra tem muitas ou poucas parcelas ou se a inflação está alta ou baixa, o importante é ter sempre em mente a educação financeira. Para o economista, não erra quem pratica a cultura da poupança.




